Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Deputada Marisa homenageia vereadores, prefeitos e líderes comunitários

    Por proposição da deputada Marisa, indicados serão agraciados com a Medalha da 53ª Legislatura na próxima terça-feira

    O trabalho de vereadores, prefeitos e líderes comunitários de diversas regiões do Estado será reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Eles receberão, na próxima terça-feira (20), às 18h30min, em solenidade no Salão Júlio de Castilhos, a medalha da 53ª Legislatura, proposta pela deputada Marisa Formolo (PT).

    De acordo com a parlamentar, o objetivo é reconhecer publicamente e valorizar o trabalho desempenhado pelas lideranças no movimento comunitário, na agroecologia e na política. Entre os homenageados, estão os prefeitos de Antônio Prado, Nilson Camatti, e de Nova Roma do Sul, Marino Testolin. “Os dois foram grandes parceiros e interlocutores do mandato de deputada junto às comunidades na Serra. Com eles, lutei por mais investimentos do governo do Estado em infraestrutura, na educação, saúde e na agricultura, com prioridade para a produção agroecológica, então nada mais justo que homenageá-los”, afirma Marisa.

    Também estão entre os homenageados, pessoas que há muitos anos militam junto com a deputada nas lutas pelos Direitos Humanos, pela alimentação saudável e pela moradia digna. Entre eles, o empresário José Antônio Pancotto e o líder comunitário, bancário aposentado, Gilmar Tadeu Maschio. Com o primeiro, a deputada iniciou um trabalho no Centro de Estudo e pesquisa de Direitos Humanos de Caxias do Sul em favor da vida. “O desafio era fazer povo caminhar, entender a sua realidade, o seu papel na busca por vida melhor. Foram muitas as lutas, muitas as vitórias”, recorda Pancotto”. Já, Gilmar dividiu com Marisa o trabalho pela organização da Associação de Moradores do bairro de Lourdes, em Caxias, onde ambos residem.

    A deputada também procurou homenagear vereadores que a ajudaram a resolver as demandas das populações de diversas regiões do Estado. Entre eles, a vereadora mais jovem do Brasil, Gislaine Ziliotto (Ipê), vereadora Denise Pessôa (Caxias do Sul), vereador Gilmar Bellé (Antonio Prado), vereador Dagberto Reis (Sant Ana do Livramento), vereador José Odair Justin (Itati), vereador Mauro Pinheiro (Porto Alegre) e vereador Marcos Ferreira (Pelotas).

    Os homenageados:

    Prefeito Marino Testolin

    "Marino Antônio Testolin nasceu na localidade de Capela São Paulo, em Nova Roma do Sul. Trabalhou como agricultor e estudou no município de Nova Roma do Sul até os 17 anos. Tem formação em Teologia (PUCRS) e Licenciatura curta e plena em Física (UCS). Durante dois anos foi professor e supervisor em escolas no estado do Pará. Além de atuar como educador, foi diretor, vice-diretor, articulados e coordenador pedagógico em escolas do município de Caxias do Sul (RS), exerceu atividades durante três anos e meio no Centro do Orientação Missionária da Diocese de Caxias do Sul.

    Marino saiu do município de Nova Roma do Sul para buscar conhecimento e experiência, retornando à terra natal para ser eleito prefeito, em 2008 e reeleito em 2012. Reside em Nova Roma do Sul com sua família: a Primeira-dama, Rosângela Maria Tieppo, e os filhos Marina e Luiz Henrique."

    Prefeito Nilson Camatti

    Nilson Camatti nasceu em 1972 na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Linha 2 de Julho, Antônio Prado. Filho de Firmino Camatti e Leondina Maria Dal Bello Camatti. Tem quatro irmãos, Nestor, Valdecir, Zair e Neocir. Desde cedo trabalhou com seus pais e irmãos na agricultura familiar. Quando jovem, lecionou catequese e coordenou o grupo de Jovens da P.J.R (Pastoral da Juventude Rural). Foi ministro da eucaristia da Igreja Católica por vários anos na sua comunidade. Em 1992 ingressou na AECIA (Associação dos Ecologistas Centro Ipê e Antônio Prado) na produção orgânica. Fez diversos cursos de capacitação para a agroecologia no Centro Ecológico de Ipê. Entre eles, o de Formação de Liderança, ministrado pelo Agrônomo Alberto Bracagiollio.

    Dali em diante começou a participar ativamente dos movimentos sindicais e cooperativistas. Foi presidente da Cooperativa AECIA. Foi fundador e presidente por 16 anos da Atraf (Associação da Agricultura Familiar de Antônio Prado e Nova Roma do Sul).

    Foi vereador por dois mandatos (entre 1996 e 2004). Sempre trabalhou pensando no melhor para o meio ambiente. Em 2012 elegeu-se prefeito de Antônio Prado. É casado com Nilva Terezinha Foscarini Camatti em 1995, e pai de Érica Cristina Camatti de 14 anos. Nunca se esquece das palavras do padre Schio: “nunca se esqueça dos pobres, dos que mais precisam, dos abandonados”.

    Vereador Gilmar Bellé (Antonio Prado)

    Gilmar Bellé, 43 anos, economista, nasceu na Capela de Caravágio Linha Almeida, nascido e criado nesta localidade, casado com Jamila Fantin, pai de Samuel e Samanta Fantin Bellé, filho dos agricultores Atílio Bellé sobrinho e Alice Anziliero Bellé. Teve o inicio de seu trabalho desde cedo. Ao completar os 20 anos dedicou-se a uma nova proposta de uma agricultura ecológica, apoiada pelo Centro Ecológico de Ipê, da Pastoral da Juventude e padre Schio. Essa nova proposta foi um grande desafio, por ser uma época do auge da modernização da agricultura convencional, chamada de revolução verde. Como vereador, busca a valorização da profissão do agricultor, considerando uma das profissões mais nobres, merecendo o respeito de todos, apoia a agricultura familiar dentro da secretaria da agricultura no município, através de subsídios a trabalhos com máquinas nas propriedades de forma universal independente de tendências políticas, isto é, criar uma política pública efetiva de apoio aos agricultores. Também busca apoio governamental regional, estadual e federal para asfaltar a interligação municipal a nova roma do sul e vila flores, indispensáveis para o desenvolvimento econômico e turístico do município de antônio prado. É interlocutor entre a comunidade de Santana e arredores na busca de soluções de todas as demandas importantes e necessárias. Luta pela criação da usina de reciclagem em Antônio Prado e por melhorias nos serviços de telefonia móvel no interior, bem como universalizar serviços de intenet, pela criação de políticas públicas de fixação dos jovens e mulheres no campo e para integrar o município com linha de transporte coletivo rodoviário entre o nosso município com Vila Flores e Veranópolis, abrindo nossas fronteiras, para um bom desenvolvimento.

    Vereador Marcos Ferreira

    Marcos Ferreira, o Marcola, é natural de Pelotas e nasceu no dia 14 de dezembro do ano de 1973. Com 41 anos de idade, concilia a carreira de advogado e de dirigente do Terezinha Futebol Clube com o 1º mandato como vereador do município. Marcola, desde cedo já mostrava o seu interesse pela política, onde durante sua vida escolar, participou do movimento estudantil da zona norte, através da Escola Joaquim Duval. Logo na sequência, começou a militar na Comunidade Eclésia de Base São Francisco de Assis, no bairro PY Crespo, tornando-se a seguir, Coordenador da Pastoral da Juventude Diocese de Pelotas. Com o olhar voltado para a comunidade e para as causas sociais, Marcos Ferreira resolveu oficializar sua vocação para a política, e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), no ano de 1989, com apenas 16 anos de idade. Ainda durante a adolescência, aos 19 anos, o mesmo já iniciava sua trajetória no legislativo, tornando-se assessor parlamentar, construindo então sua carreira política. Em 1992 foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Pelotas, em 1998, assessor do deputado Federal Fernando Marroni (PT); em 2000, coordenador Geral da Secretária de Serviços Urbanos de Pelotas; 2003, secretário Municipal de Serviços Urbanos; 2005, coordenador Geral do PT; 2006, diretor Geral da Câmara Municipal de Pelotas; 2009 e 2010, chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Pelotas; 2011, coordenador Regional do Gabinete da Participação Popular do Governo do Estado na Região. Após 20 anos de experiência, foi eleito em 2012 vereador de Pelotas com 3.102 votos.

    Vereador Odair Justin

    Desde bebê, Odair ia junto com os pais para a roça. No lombo de um burro. Aos quatro anos, com pouca agilidade nas mãos, manuseava ferramentas, era ensinado a capinar. Aos seis anos já sabia cozinhar, era responsável por fazer o almoço da família. Como começou muito cedo a trabalhar na roça, não teve muito contato com a liberdade de garoto, de jogar bola, andar de bicicleta, correr solto por aí. Aprendeu desde criança a trabalhar. Quando completou seu 18 anos, quis conhecer o mundo, viver sua vida, buscar algo por suas próprias mãos. Usar o que tinha de melhor para seu benefício. Contrariado por seus pais foi para São Leopoldo trabalhar em uma fábrica de sabão depois em uma fábrica de calçados. Nesta cidade conheceu, sua esposa Marlene. Casaram-se no Pará e tiveram três filhas. Odair voltou a trabalhar na agricultura, porém no cultivo de outras plantas, como cacau, café e pimenta. Morou seis anos no Pará. Após voltou para o RS almejando um futuro melhor para família que construíra. Odari, sua esposa Marlene e suas três filhas foram então, viver em um sítio, Sítio Pé na Terra, onde entrou em contato com a cultura orgânica, trabalhando três anos como funcionários do sítio, resolveram abrir negócio próprio. Odari foi um dos fundadores da feira ecológica da Arcooíris em POA aos sábados. Após sua indignação com a forma de se fazer política em sua cidade, ansiou por um presente e futuro mais digno para aquelas pessoas que apreciava, resolveu, sem titubear, acrescentar mais uma função em sua vida e entrar para a carreira política. Elegendo-se vereador de Itati em 2012, passou a defender as causas dos agricultores, onde hoje 90% das famílias do município vivem da agricultura, implantou o SIM municipal com o apoio da deputada Marisa Formolo. Incentivando dentro do município a agricultura familiar e desenvolvimento da educação através de projetos devidamente aprovados. Apoiando e apresentando projetos de melhorias e aprimoramento em áreas de benefício à população.

    Vereador Mauro Pinheiro

    Mauro Roberto Pinheiro, 48 anos, porto-alegrense, casado, pai de um filho, foi dono de Minimercado, na zona norte da cidade, por mais de vinte anos. Foi fundador, em 2001, da Associação dos Minimercados de Porto Alegre (AMMPA) e um dos seus primeiros presidentes. Presidiu, em 2008, o Comitê das Centrais de Negócios da Associação Gaúcha de Supermercados – AGAS. Teve marcante atuação comunitária em bairros da zona norte da nossa cidade, em particular no Jardim Leopoldina. Em 2003 foi presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Jardim Leopoldina – ACOMAJAL. Participou do planejamento e fundação da Creche Criança Cidadã e foi tesoureiro, por dois mandatos, da instituição.

    Foi colaborador da Associação dos Moradores do Loteamento Timbaúva I, entidade que lhe concedeu o Título de Cidadão Legal. Concorreu a Vereador em 2004, ficando na suplência da Bancada do Partido dos Trabalhadores. Na legislatura de 2005 a 2008 assumiu várias vezes a cadeira de Vereador. Em 2008 foi eleito Vereador pelo PT, compondo uma bancada de sete parlamentares.

    Na legislatura de 2008 a 2011 ocupou o cargo de 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e foi membro integrante de duas comissões permanentes da casa, a Comissão de Finanças e da Comissão de Constituição e Justiça. Liderou, em 2009, um movimento em favor do pequeno comércio, contra a concorrência desleal praticada por uma grande multinacional do ramo varejista, que resultou na aprovação de projeto de lei do Governo do Estado corrigindo esta situação.

    Em 2010 concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do RS, obtendo expressiva votação.

    Em 2011 compôs a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou suspeitas de irregularidades no Programa Pró-Jovem, convocando a maioria dos depoentes e apresentando no final dos trabalhos um relatório paralelo, que foi entregue aos órgãos de controle.

    No ano de 2012 propôs e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito do Instituto Ronaldinho Gaúcho, que investigou suspeitas de irregularidades na parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Instituto Ronaldinho. O trabalho nesta CPI provocou a abertura de investigações, sobre as irregularidades praticadas na relação da Prefeitura de Porto Alegre com o Instituto Ronaldinho, nos seguintes órgãos: Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Ministério da Justiça.

    No pleito de 2012 foi reeleito Vereador de Porto Alegre pelo Partido dos Trabalhadores, sagrando-se como o segundo Vereador mais votado na bancada do PT. No início do mês foi empossado presidente da Câmara. Tem focado sua atuação parlamentar na fiscalização e controle do Executivo Municipal de Porto Alegre e teve aprovados Projetos de Leis que trouxeram mais transparência da gestão da Prefeitura da capital.

    Em 2013 propôs e foi o Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para investigar inúmeras suspeitas de irregularidades ocorridas na Cia. de Processamento de Dados de Porto Alegre – Procempa. No final da CPI da Apresentou relatório paralelo onde restaram denunciados trinta e oito (38) pessoas, entre agentes públicos, funcionários e empresários por improbidade administrativa e diversas imputações criminais. Entre os indiciados foram relacionados também, por crime de omissão, o ex-prefeito José Fogaça e o atual prefeito José Fortunati. O trabalho resultante da CPI da Procempa, até o momento, traz o seguinte balanço: Investigações em andamento no Tribunal de Contas do Estado, Polícia Civil e Ministério Público Estadual, que já identificaram o desvio de mais de R$ 10 milhões, 81 delitos praticados e mais de duas dezenas de pessoas denunciadas à Justiça Estadual.

    Na condição de Presidente em exercício da Câmara Municipal, em outubro de 2014, teve a honra de promulgar a Lei que alterou o nome da Avenida Castelo Brando para Av. da Legalidade e da Democracia.

    Vereadora Gislaine Ziliotto

    Aos 10 anos, Gislaine Ziliotto acompanhava o pai, Gismar Ziliotto, pelas campanhas a vereador na pequena Ipê. Foi nessa época, quando ainda era criança, que o gosto pela política surgiu na menina. Quase oito anos depois, Gislaine resolveu se arriscar. Com menos de 18 anos, concorreu a vereadora. A pouca idade foi um grande desafio, mas a vitória veio nas urnas e de forma simbólica. Com 335 votos, foi a mais votada no município que conta com 6.016 habitantes.

    A conquista se transformou em recorde. Como completou 18 anos no dia da posse, Gislaine se tornou a vereadora mais jovem do Brasil. Vitória da juventude, vitória do povo de Ipê que agora conta uma representante disposta a trabalhar em defesa das políticas em busca de justiça social. Gislaine sabe que as responsabilidades que têm pela frente não são simples. Prova disso são as temáticas que escolheu para levar em frente no legislativo. Além da participação da juventude, base de sua candidatura, Gislaine quer trabalhar em defesa de uma agricultura ecológica forte. Ipê é conhecida como a capital nacional da Agroecologia.

    Teve a oportunidade de participar de varias atividades, congressos e atos, representando a Câmara Municipal de Ipê e a juventude gaúcha. Em 2013 também foi eleita como membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Em 2014 foi eleita como secretária da Mesa Diretora da Câmara de Ipê e em março desse ano, assumirá a presidência do Legislativo de Ipê. Aprovada no vestibular, inicia em março o curso de História na Universidade de Caxias do Sul.

    Vereadora Denise Pessôa

    A luta contra as desigualdades sociais movimenta a vereadora Denise Pessôa. Aos 29 anos, a parlamentar caxiense foi reconduzida ao cargo pela população da cidade graças à votação de 2.731 eleitores. Foi a única mulher eleita para a legislatura que conta com 23 vagas na Câmara.

    Arquiteta e Urbanista por formação, Denise sabe que uma cidade alegre para se viver depende da participação popular e da defesa dos direitos dos que mais necessitam. Para ajudar a transformar Caxias, Denise escolheu como temas de mandato o desenvolvimento social e ambiental, o planejamento urbano, a luta contra as desigualdades e a defesa de políticas voltadas aos jovens e às mulheres.

    Denise foi a oitava mulher eleita para o legislativo caxiense e a mais jovem entre elas. Antes de assumir o primeiro mandato, participou ativamente dos movimentos sociais da cidade, especialmente no DCE (Diretório Central de Estudantes) da UCS (Universidade de Caxias do Sul). Também desenvolveu trabalho na Pastoral da Juventude e na Associação de Moradores do bairro Garbin. Foi ainda assessora no primeiro mandato da deputada Marisa Formolo, atuando em assuntos relacionados às mulheres e à juventude.

    Vereador Dagberto Reis

    Radialista, 52 anos, formado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pampa em 2012, Dagberto Reis é militante social e político. Vereador eleito pelo PT nas eleições 2012 com 1.168 votos, foi o mais votado do partido. Presidente da Câmara de Vereadores na gestão 2013, realizando concurso público que há 16 anos não acontecia na casa legislativa. No período de março de 2011 a fevereiro de 2012, na condição de suplente assumiu como vereador do PT no lugar de Glauber Lima, que passou a integrar o governo do Estado do RS. Na eleição de 2008 obteve 1.011 votos. Antes em 2004 quando a legenda não fez vereador, obteve 964 votos. Foi secretário Geral do Diretório Municipal do PT, em Sant Ana do Livramento. Trabalhou como secretário Parlamentar na condição de coordenador Regional do mandato da ex-deputada Federal Emília Fernandes (PT) no período de 2009 até janeiro de 2011.

    Desde 1986, quando iniciou a carreira no Departamento de Esportes da Rádio Cultura, passou por vários veículos de comunicação. Além da Rádio Cultura trabalhou nas Rádios Maratan, Cidade e Querência. Chefiou as redações dos jornais A Plateia e Folha Popular. Atuou como correspondente do Correio do Povo. Editou alguns jornais alternativos como do Clube Caixeral e da Brigada Militar. Trabalhou também na Prefeitura Municipal como Assessor de Comunicação no período de 1993 a 1996. No período de 1993 a 2000 foi dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Emissoras de Radio e TV, ocupando cargos de Diretor Regional e Vice-Presidente Estadual. De 2002 a 2008 foi Conselheiro Municipal de Saúde, representando o Sindicato dos Radialistas. Carnavalesco, presidiu a Liga Independente das Escolas de Samba de Santana do Livramento, por dois mandatos no período de 2005 a 2009. É o atual presidente da Escola de Samba Império da Zona Sul, atual campeã do carnaval santanense. Dagberto Reis é o presidene a Comissão de Saúde e Educação da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento e atual presidente do diretório municipal do PT, ocupando a liderança do governo na Câmara de Vereadores

    Gilmar Tadeu Maschio

    Gilmar é bancário aposentado. Atuou por oito anos no Orçamento Participativo Municipal territorial e temático, quatro anos no OP Estadual e um ano no Orçamento Comunitário. Participou do movimento de criação da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde residem cerca de 8 mil moradores, no ano de 1997. Presidiu-a nos períodos de 97/99, 99/01 03/04.

    Integrou a Diretoria da União das Associações de Moradores de Caxias do Sul – UAB, entidade que conta atualmente com 213 associações de moradores e com aproximadamente 85 mil associados, atuando no seu departamento de participação popular, nas gestões de 98/00 e 00/02.

    Fez parte da diretoria executiva nos anos de 99/01, 01/03 e 03/05, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE), entidade que assessora atualmente 30 municípios, a quem esta a cargo a efetivação da Consulta Popular do Governo Estadual na região da Serra. Integrou também a diretoria do Sindicato dos Empregados em estabelecimentos bancários de Caxias do Sul e região, com atuação em 118 agências bancárias e que contam com 1914 bancários, dos quais, mais de mil sindicalizados, nos períodos 00/02, 02/04 e 04/06. Também é agricultor ecológico urbano.

    José Antônio Pancotto

    Casado com Anna Lúcia e Pai de quatro filhos Mateus, Lucas, Marcos e Luana, tem formação superior incompleto em Administração de Empresa. É empresário e Sócio em três empresas. A militância na área Social tem início na década de 70 nos grupos de Jovens da Igreja Católica. Depois como membro do Centro de Estudo e pesquisa de Direitos Humanos de Caxias do Sul e Farroupilha e assumindo a Coordenação do MNDH Regional Sul II (RGS,SC e PR). Quando passou a entender a estrutura de violência instalada no Brasil, percebeu que precisava agir diferente. Aonde se percebiam injustiças, o desafio era fazer povo caminhar, entender a sua realidade, o seu papel na busca por vida melhor. Foram muitas as lutas, muitas as vitórias. O trabalho era torná-los sujeitos de mudança e muitos continuam até hoje ajudando outras pessoas a caminhar. Nos últimos anos tem dedicado a luta em prol do Meio Ambiente e atualmente estou à frente da AFAPAN (Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural) e do COMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente). Além da denúncia, do forte trabalho Educacional Ambiental, incentivo à Produção Orgânica e assumido questões práticas no correto destino dos resíduos e Proposição de Políticas Públicas.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações167
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputada-marisa-homenageia-vereadores-prefeitos-e-lideres-comunitarios/160776744

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)