Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados aprovam PEC que beneficia oficiais da Polícia Militar

    A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quarta-feira (25), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 01/2018, encaminhada pelo Executivo. A emenda altera normas para a promoção de servidores oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), corrigindo uma falha em lei de 2014, que os deixou de fora da promoção imediata que beneficia todos os que completarem 29 anos na corporação.

    Na discussão da matéria em plenário, a liderança do governo e deputados da oposição divergiram quanto a uma emenda à PEC, apresentada pelo deputado Cabo Maciel (PR), que estende o benefício da promoção para um grupo de 14 oficiais da PMAM e dois dos Bombeiros, que ficaram fora das promoções pela Lei anterior. Conduzindo a votação, o presidente deputado David Almeida (PSB), defendeu a aprovação da matéria com emenda apresentada por Cabo Maciel.

    “A Assembleia quer votar benefício para todas as categorias de servidores, e vamos aprovar aquilo que irá beneficiar os oficiais da Polícia Militar do Amazonas”, disse o presidente, acrescentando que “não se pode privilegiar quase todos, mas deixar excluídos esse grupo de oficiais que já têm méritos para a promoção”. Seguindo a linha de raciocínio do presidente, outros 16 deputados acompanharam o voto favorável, aprovando a PEC por 17 votos contra seis abstenções da base aliada do governo.

    Antes da aprovação da PEC nº 01/2018, os deputados votaram uma pauta de cinco matérias, com destaque para a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 49/2018, encaminhado pelo Executivo, que autoriza o governo a celebrar termos aditivos aos contratos firmados com a União. O PL atualiza a legislação vigente às condições estabelecidas pela Lei Complementar Federal nº 156/2016, que define novos parâmetros de transparência e controle nos contratos dos Estados com o Governo Federal.

    Outra matéria que foi debatida e aprovada é o PL nº 64/2018, oriundo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que institui o Quadro de Servidores Auxiliares do órgão, com o objetivo de abrir vagas para os municípios do interior do Estado, através de concurso. Os deputados que defenderam o projeto concordam com a ampliação do atendimento da DPE para todos os municípios do interior, a fim de atender às demandas da população menos assistida pela justiça.

    Os demais três itens da pauta, o PL nº 368/2011, do deputado Luiz Castro (Rede), que altera normas para ingresso na Polícia Militar; o PL nº 33/2018, do deputado Carlos Alberto (PRB), que concede título de Cidadão do Amazonas ao juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, coordenador do projeto Justiça Itinerante; e o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 21/2017, do deputado Sidney Leite (PSD), que concede a Medalha Ruy Araújo ao advogado Nilton Costa Lins Júnior, também foram aprovados, sem discussão.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-aprovam-pec-que-beneficia-oficiais-da-policia-militar/570795232

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)