Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados aprovam reajuste salarial e servidores já recebem em maio

    Os deputados estaduais aprovaram hoje (26), nas comissões e no plenário da Assembléia Legislativa, projetos de lei que tratam da remuneração salarial e gratificações dos servidores do Estado. Entre os projetos, está a revisão anual da remuneração dos cargos efetivos dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos, bem como dos valores de cargos em comissão e funções de confiança. O reajuste linear é de 5%, o que significa R$ 120 milhões de incremento salarial na folha dos servidores ativos e inativos já em maio.

    Para o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), os trabalhadores têm o que comemorar, porque diferente de governos passados, desta vez houve um pequeno ganho salarial. "Há 16 anos um reajuste linear não superava o índice da inflação acumulada no ano. Nós viramos a seta, pois a inflação foi 4,73% e o reajuste linear 5%. Isso é de fazer vergonha a qualquer representante do governo passado" , disse Gualberto, criticando deputados da oposição que reclamaram do reajuste.

    No calor da discussão em plenário, o deputado do PT chamou o líder da oposição, Venâncio Fonseca, de "Zé do Caixão" , numa alusão ao cineasta que trata sempre de temas fúnebres. "Eles mataram o Estado e nosso governo está ressuscitando" , afirmou Gualberto. "Sabemos que os 5% não é o desejado para recuperar as perdas, mas nosso governo quebrou a invencibilidade da derrota para a inflação" , disse o líder.

    Francisco Gualberto também reconhece que o governo de Marcelo Déda sabe que ainda existe muito o que fazer pelos servidores, mas tudo no seu devido tempo. "Existiam cânceres que foram deixados pelos governos passados, como o da Polícia Civil, e precisamos corrigir" , lembrou, citando as distorções salariais entre delegados e base.

    "Nosso governo já negociou um acordo com a categoria, sendo que até 2010 os policiais civis irão estar ganhando 40% do que ganha um delegado. Mas a partir de julho já terão reajuste salarial escalonado".

    Na sua defesa, o líder Gualberto também citou os ganhos dos policiais militares, professores, servidores do Fisco e outras categorias. No caso do reajuste para o Pronese, que já está sendo tratado na Mesa de Negociação, o deputado disse que os governos passados nunca haviam respeitado data-base de trabalhador ou feito um acordo coletivo de trabalho, e mesmo assim os deputados de oposição de hoje nunca haviam se manifestado. "Agora eles têm que aplaudir estes 5%, justamente porque nunca se preocuparam em curar o câncer que existe no Estado".

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-aprovam-reajuste-salarial-e-servidores-ja-recebem-em-maio/175452

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)