Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados comemoram os 32 anos do Partido dos Trabalhadores

    O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora 32 anos de existência nesta sexta-feira (10). Líder do partido na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o deputado Claudio Vereza exaltou os grandes nomes que ajudaram a construir a legenda, e os que hoje a integram.

    Nesta sexta começa um encontro de prefeitos, em Brasília, disse Vereza, lembrando que Rui Falcão, presidente nacional do PT, reafirmou o compromisso do partido na defesa dos interesses do povo brasileiro. Um povo que viu mudanças significativas acontecerem após a eleição de Luiz Inacio Lula da Silva, presidente de 2003 a 2010.

    O País conheceu Lula ainda nos tempos da ditadura militar. Então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, liderou uma greve geral em São Paulo, em 1979. Um ano depois, em 10 de fevereiro de 1980, ainda sob a mão pesada do regime, foi lançado o “Manifesto de Fundação” do PT.

    Em discurso no Plenário Dirceu Cardoso, Vereza passeou pela história do partido. Na festa dos 32 anos, o PT também irá comemorar o centenário de Apolônio de Carvalho (1912-2005), ativista histórico que assinou a primeira ficha de filiação e participou da fundação do partido.

    A atividade política de Apolônio transcende a fronteira brasileira. Militar, lutou na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) contra a ditadura do general Franco, e na Resistência Francesa durante a 2ª Guerra Mundial. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), veio para o Brasil e lutou mais, desta vez contra a ditadura que se instalou no País em 1964 e terminou somente em 1985.

    Em seu discurso, Claudio Vereza também homenageou Valdemar de Almeida Lirio, que liderou a primeira greve geral da construção civil no Espírito Santo, nos idos de 1979. Valdemar morreu em janeiro deste ano, e Vereza o classificou como um dos primeiros líderes sindicais progressistas.

    O deputado rendeu homenagens, ainda, ao ex-presidente Lula, à presidente Dilma Rousseff, à deputada federal Iriny Lopes. Homenageou os companheiros de bancada na Assembleia legislativa – Roberto Carlos, Genivaldo Lievore e Lúcia Dornellas. Estendeu aos prefeitos, vereadores, militantes que atuam na vida partidária, nos movimentos sociais, nos diversos campos de batalha pelos direitos e pelas transformações do País.

    Claudio Vereza fez uma homenagem especial a Margarida Vereza Lodi, sua mãe, filiada ao PT desde a fundação. Na época, a personagem “Graúna”, criada pelo cartunista Henfil, em uma tirinha que apontava para uma estrela no horizonte e dizia: “Vejo uma esperança”, referindo-se ao símbolo do PT.

    Nesses 32 anos, o PT ajudou o Brasil a passar por grandes transformações, desde a luta pelo fim da ditadura, passando pelas Diretas Já (movimento por eleições livres e diretas), e contribuindo para a organização dos trabalhadores através da criação e construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), disse Claudio Vereza.

    Prosseguiu lembrando que, depois, as eleições de Lula e de Dilma fizeram com que o Brasil entrasse em um novo ciclo de transformação social e econômica: “Podemos destacar os programas sociais que tiraram milhões de famílias da miséria, a geração de emprego e renda e a nova política para o salário mínimo, entre tantos avanços que ajudam o Brasil a ser hoje reconhecido e respeitado no cenário internacional”.

    A bancada do PT na Assembleia do Espírito Santo conta com mais três deputados. Confira seus depoimentos sobre os 32 anos da legenda:

    Genivaldo Lievore – “Nesses 32 anos, o Partido dos Trabalhadores marcou a história política do nosso País. Homens e mulheres com atuação na sociedade, na organização da sociedade, nos parlamentos e nos espaços do Executivo, realizam uma transformação silenciosa no nosso País, sendo referência para o mundo”.

    Lúcia Dornellas – “Me filiei aos 18 anos, sempre fui filiada ao Partido dos Trabalhadores, um partido que trabalha para a sociedade, principalmente para os menos favorecidos. Tenho muito orgulho dele. Acho que são 32 anos de história do Brasil, contribuindo com os movimentos sociais, dos trabalhadores, dos intelectuais. Um partido que tem uma militância aguerrida, que faz a diferença no processo político”.

    Roberto Carlos – “O PT representou em um passado recente, e representa até hoje, uma importante engrenagem na luta pela manutenção e fortalecimento da democracia em nosso País. Ajudamos a construir o movimento Diretas Já, um grande passo rumo à redemocratização. Pilotamos, nos últimos nove anos, um projeto que tem melhorado a qualidade de vida dos brasileiros, resgatado sua cidadania e levado o Brasil a um posto de destaque no cenário internacional. Implantamos, nos municípios, experiências novas e exitosas de Orçamento Participativo, que fortalecem o poder de participação e ação da população. Sabemos que os desafios de nosso País são muitos e que ainda temos muito que avançar, mas quando olhamos a história desses 32 anos percebemos que também temos muito a comemorar”.

    Aída Bueno Bastos / Web Ales

    (Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-comemoram-os-32-anos-do-partido-dos-trabalhadores/3017085

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)