Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados defendem voto impresso nas eleições

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos
    Assista ao vivo

    O debate sobre o veto à impressão de votos das urnas eletrônicas acabou sendo sobre a lisura das últimas eleições entre defensores da candidatura de Aécio Neves e os defensores da presidente Dilma Rousseff, com acusações de ambos os lados.

    O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) disse que seu partido não desconfia dos resultados das eleições, mas quer uma urna mais moderna e que possa haver conferência de votos.

    Da mesma forma, o líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), defendeu o voto eletrônico, mas disse que a impressão de votos é importante para o aperfeiçoamento dessa instituição. “Entendemos que há espaço para essa mudança”, disse.

    O deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS) disse que os países que utilizam urnas eletrônicas já estão na terceira geração desses aparelhos, e que as urnas brasileiras são da segunda geração. “Elas não têm voto impresso, software independente, nem são auditáveis individualmente”, disse.

    Já o deputado Henrique Fontana (PT-RS) lembrou que o PSDB pediu uma auditoria nas últimas eleições presidenciais, mas a conclusão foi que não houve fraudes.

    Ele defendeu as urnas eletrônicas, e disse que elas podem ser auditadas por todos os partidos. “É como se quiséssemos que o sistema financeiro tivesse papéis para toda transferência que é feita”, disse.

    Custo
    A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), lembrou que seu partido sempre defendeu o voto impresso, e disse que quem tem medo de voto é quem quer ganhar fora das eleições. “A presidente vetou essa proposta por uma questão de custo, e não de seu conteúdo”, disse.

    O deputado Silvio Costa (PSC-PE) lembrou que o governo atendeu a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral quando vetou a medida, e que tanto na votação original quanto na votação do veto o governo liberou sua bancada. “Esse é um assunto do Legislativo, e o governo atende a argumentos técnicos, mas não fecha questão sobre isso”, disse.

    A sessão ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

    Mais informações a seguir.

    Tempo real:

    Reportagem – Marcello Larcher
    Edição – Regina Céli Assumpção

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-defendem-voto-impresso-nas-eleicoes/257813770

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)