Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados manifestam preocupação com avanço da gripe H1N1

    O aumento dos casos da gripe H1N1 no Brasil em 2016 repercutiu na reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (30). O assunto foi levantado pelo deputado Vinicius Ribeiro (PDT), cujo pai foi a quinta vítima da doença no Rio Grande do Sul. O parlamentar, que é autor do Projeto de Lei 115 2013, que institui a vacinação em massa contra o vírus Influenza e seus três subtipos, defendeu uma ação conjunta da Comissão com o propósito de sensibilizar os governos estadual e federal para antecipar a imunização no Rio Grande do Sul e garantir a medicação para evitar as complicações da doença.

    O deputado Pedro Pereira (PSDB), que é médico e autor de um projeto de lei que amplia o público a ser imunizado e antecipa a vacinação no Rio Grande do Sul para janeiro, propôs um esforço concentrado para que a Assembleia Legislativa aprecie as matérias que tratam do tema. A proposta de sua autoria prevê que, além de crianças até cinco anos, grávidas, idosos e portadores de deficiência e doenças crônicas, também sejam vacinados trabalhadores que cumpram jornada em locais com mais de dez pessoas.

    Já o ex-secretário de Saúde, deputado Ciro Simoni (PDT), alertou que a antecipação do calendário de imunização esbarra na produção das vacinas, que é anual e feita a partir da cepa do vírus em circulação. Além disso, o início do processo leva em conta a previsão do pico de imunização, que ocorre cerca de dois meses após a aplicação da dose, devendo coincidir com o auge do inverno, quando a doença se prolifera mais.

    A Comissão, presidida pelo deputado Valdeci oliveira (PT), elaborará um documento expressando as preocupações e sugestões dos parlamentares para ser enviado ao governo do Estado e ao governo federal. Além disso, produzirá uma cartilha com informações sobre as formas de prevenir a doença para ser distribuída à população e realizará uma audiência pública para discutir as ações que estão sendo planejadas pelos órgãos governamentais para conter a chamada gripe A. Valdeci anunciou, ainda, que procurará a presidência da Assembleia para defender a adoção de medidas internas visando a prevenção da doença.

    Direitos Humanos

    No final da reunião, militantes dos Direitos Humanos entregaram ao presidente da Comissão de Saúde um manifesto em defesa da democracia. Assinado por 162 militantes, o documento condena “qualquer tentativa de golpe no Brasil” e considera necessária “a defesa da ética e o combate intransigente à corrupção na vigência plena da democracia”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-manifestam-preocupacao-com-avanco-da-gripe-h1n1/318010809

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)