Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados questionam ministro sobre adiamento do Enem e greve de professores universitários

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) questionou o ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre a declaração do próprio ministro de que ele iria pedir ressarcimento de R$ 15 milhões às entidades estudantis pelo adiamento do Enem em algumas escolas. O deputado disse que as entidades negociaram com os Tribunais Regionais Eleitorais para que as eleições municipais fossem realizadas normalmente e o mesmo não aconteceu com o Ministério da Educação.

    Braga disse que o Psol pediu ao Ministério Público que atue para que o próprio ministro tenha que ressarcir os cofres públicos.

    Mendonça Filho disse que nunca houve “indisposição” para o diálogo. “Ocorre que em muitas situações as questões eram mais locais do que questões relacionadas com as políticas do Ministério da Educação”, disse. O ministro disse que o Enem é bem diferente das eleições e que não concordou com a realização do exame em escolas ocupadas por causa da necessidade de segurança e tranquilidade para os candidatos.

    Sobre a greve dos professores universitários decidida em 27 universidades para começar amanhã, Mendonça Filho disse que é “inusitado” que os professores entrem em greve quando receberam reajustes salariais há pouco tempo. Em nota, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior diz que as greves são contra a MP 746 e a PEC 55.

    A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) questionou o ministro sobre as mudanças de 12 conselheiros do Conselho Nacional de Educação. O ministro afirmou que os indicados estavam nas listas de consulta popular.
    A audiência está sendo acompanhada por vários integrantes do Ministério da Educação, que tem apoiado o ministro nos momentos de críticas da oposição.

    Acompanhamento interativo
    A audiência com o ministro da Educação inaugura a fase de testes oficiais de uma nova versão da ferramenta para acompanhamento interativo das audiências públicas (audiencias.labhackercd.net).

    O objetivo do novo serviço implementado pelo Departamento de Comissões (Decom) da Câmara, em parceria com a Diretoria Geral (Laboratório Hacker), é estimular a participação da sociedade no debate de temas legislativos importantes para o País.













    Íntegra da proposta: Reportagem - Silvia Mugnatto
    Edição - Rachel Librelon

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-questionam-ministro-sobre-adiamento-do-enem-e-greve-de-professores-universitarios/407859437

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)