Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DEPUTADOS VISITAM CSA PARA AVERIGUAR QUEIXAS AMBIENTAIS E TRABALHISTAS

    Os presidentes das comissões de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania e de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, respectivamente, os deputados Marcelo Freixo (PSol) e André do PV, estiveram, nesta segunda-feira (06/04), no canteiro de obras da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, zona Oeste do Rio, para averiguar denúncias de descaso ambiental e trabalhista. "Nosso foco foi verificar as condições de trabalho dos quase 600 chineses que foram trazidos para ca para trabalhar com tijolos refratários. Trouxemos uma intérprete e conversamos com grupos diferentes em particular e nenhum deles confirmou as queixas de que não teriam folgas e que viveriam em condições precárias de moradia" , confirmou Freixo, dizendo que os estrangeiros comentaram que aqueles que não se adaptaram já voltaram para a China.

    O parlamentar do PSol garantiu ainda que obteve da companhia o compromisso de investigar as empresas de transporte que prestam serviço para o deslocamento dos trabalhadores dentro do canteiro, pois, de acordo com Freixo, elas seriam controladas por milicianos da região. "A empresa que contratamos para fazer este trabalho é a Top Rio, mas ela contratou outras empresas que serão investigadas por nós", informou o diretor-executivo da CSA, Rodrigo Tostes. Sobre os chineses, o representante da empresa afirmou que o trabalho com tijolos refratários requer uma mão-de-obra qualificada inexistente no Brasil. "Negamos veementemente qualquer atitude que não seja legal e nos colocamos à disposição da Alerj para quaisquer esclarecimentos. Estamos investindo 5 bilhões de euros na região e gerando mais de 30 mil empregos num local com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio" , pontuou Tostes.

    Quanto às denúncias de crimes ambientais, André do PV disse que não tem "elementos para dizer se há ou não alguma coisa errada nesta obra" . "É por isso que vou convocar uma audiência na Assembleia para ouvir do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) quantas fiscalizações foram feitas no local. Vou convidar representantes da CSA e do Ministério Público também", ressaltou. O coordenador-geral de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Fernando Antônio dos Santos Matos, assegurou que a visita foi "esclarecedora". "A CSA comprometeu-se a encaminhar para nossa secretaria diversos documentos conclusivos sobre as denúncias de violação dos direitos humanos", registrou. O deputado Rodrigo Dantas (DEM) também participou da visita.

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-visitam-csa-para-averiguar-queixas-ambientais-e-trabalhistas/987427

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)