Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Desabrigados de Cardoso Moreira recebem doações

    há 15 anos

    Por Rafael Masgrau

    O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RJ) fez a primeira entrega de donativos arrecadados pela campanha Ajudem Nossas Cidades ao município de Cardoso Moreira, na Região Noroeste Fluminense, o mais castigado pelas chuvas de dezembro passado e janeiro, que deixaram mais de 80% da população de 12.500 habitantes desabrigada. A secretária municipal de Ação Social, Celi Miguel da Fonte Reis, recebeu da presidente do Ipem, Soraya Santos, alimentos não perecíveis, água potável e mantimentos na manhã desta sexta-feira (16/1), na sede regional do órgão, em Niterói.

    A campanha do Ipem-RJ começou no dia 5 de janeiro e se estende até o fim de fevereiro. A idéia é arrecadar o maior volume de doações, entre alimentos não perecíveis, água potável, roupas, utensílios domésticos, roupas de cama, calçados, brinquedos e material de limpeza, para serem distribuídos aos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense atingidos pelas chuvas.

    - Por determinação do governador Sérgio Cabral, que pediu a todas as secretarias e órgãos do governo que organizem ações em favor das populações castigadas pelas chuvas, o Ipem optou pela campanha Ajudem Nossas Cidades, que está tendo uma acolhida surpreendente. Apesar do período de férias, a solidariedade é total. A campanha espontânea já arrecadou grande volume de donativos e esperamos ampliá-lo até o fim de fevereiro - disse Soraya Santos.

    A presidente do Ipem lembrou que a opção de assistir inicialmente ao município de Cardoso Moreira deveu-se às informações recebidas da própria prefeitura, das secretarias e órgãos do governo estadual que estão atuando no local desde o início das chuvas, seguidas de enchentes, e das imagens veiculadas apela imprensa.

    - O município foi muito castigado. Desde dezembro passou por quatro cheias provocadas pelas chuvas torrenciais que obrigaram a prefeitura a declarar estado de calamidade - explicou.

    A secretária de Ação Social, Celi Miguel, agradeceu o apoio do Ipem-RJ e a solidariedade da população neste momento de dificuldade e aproveitou a oportunidade para pedir outras doações, como colchonetes que, segundo ela são o material mais necessário para dar um mínimo de conforto aos desabrigados mantidos em cinco abrigos (escolas, igrejas e barracas).

    - A situação continua caótica, apesar do auxílio prestado pela população do Estado do Rio que, solidária, tem contribuído com o que pode, da ajuda da Cruz Vermelha e da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado, que já montou um hospital de campanha e faz a distribuição de medicamentos sem poupar recursos - destacou Celi Miguel.

    As doações podem ser feitas até o fim de fevereiro na sede do Ipem, em Piedade (Rua Padre Manuel da Nóbrega, 539) e também nas regionais do órgão de Niterói, na Rua Professor Joaquim da Costa Ribeiro, 31, Volta Redonda, na Região do Médio Paraíba, e Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense.

    • Publicações1435
    • Seguidores150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desabrigados-de-cardoso-moreira-recebem-doacoes/607329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)