Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Desaposentadoria é aprovada pela CAS em turno suplementar

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que permite renúncia da aposentadoria teve aprovação ratificada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (10). A matéria precisou ser votada em turno suplementar por ter sido aprovada na forma de substitutivo, apresentado pelo senador Paulo Davim (PV-RN).

    Essa possibilidade de desaposentadoria, como é chamada, já é assegurada aos servidores públicos pelo Regime Jurídico Único ( lei 8112/90), informou Paulo Paim. Por isso, ressaltou o autor, é necessário alter a lei que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social ( lei 8.213/1991) para oferecer aos trabalhadores um “tratamento mais igualitário”.

    De acordo com o substitutivo ao projeto de lei do Senado ( PLS 91/2010), o aposentado do Regime Geral de Previdência Social por tempo de contribuição, idade ou aposentadoria especial, poderá renunciar ao benefício, a qualquer tempo e voltar à atividade. Quando achar apropriado, o segurado poderá requerer nova aposentadoria.

    Ainda de acordo com o texto aprovado, é assegurada a contagem do tempo de contribuição e recálculo do benefício para uma nova aposentadoria. Pelo substitutivo de Davim, ao renunciar à aposentadoria, não é exigida a devolução dos valores recebidos, já que, conforme explicou o relator, o segurado contribuiu e fez jus aos proventos recebidos.

    • Publicações54073
    • Seguidores268491
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desaposentadoria-e-aprovada-pela-cas-em-turno-suplementar/100447546

    Informações relacionadas

    Denise Simonaka, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Entenda o que é Desaposentação ou Desaposentadoria

    Gustavo Beirão, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 10 anos

    Ação de Desaposentação: quanto antes ajuizar, melhor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)