Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Desclassificado crime iniciado por briga que teve como causa um boné

    há 12 anos

    Diante da votação dos jurados, ofereceu-se proposta que, acrescida de condições judiciais, foi aceita pelo acusado e pelo defensor, estabelecendo determinações como a proibição de frequentar locais onde haja venda e consumo de bebidas alcoólicas.

    Foi garantida a desclassificação de um crime de tentativa de homicídio, pelo qual um réu respondia, por "crime diverso daqueles dolosos contra a vida". A medida foi sustentada no julgamento em plenário tanto pela defesa quanto pela acusação. O Conselho de Sentença da questão votou favoravelmente.

    De acordo com a denúncia apresentada no início da ação penal, no dia 19 de fevereiro de 2007, o acusado desferiu uma facada contra a vítima, provocando-lhe as lesões descritas no laudo de exame de corpo de delito. O referido documento atesta que a pessoa sofreu golpe de arma branca, ocasionando lesão pérfuro-incisa torácica que resultou em incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias.

    Consta do processo que o desentendimento entre réu e vítima teve início por causa de um boné, levando-os a luta corporal. Ao ser ouvido em juízo durante a instrução processual, o acusado confessou ter efetuado o golpe. Ele narrou que, em dado momento, de posse da faca, dirigiu-se até a vítima, quando ela cuspiu em seu rosto e lhe disse que ele não era homem, "nem mesmo com a faca". O agressor teria pedido que o agredido fosse embora, mas este batia no peito e dizia "fura aqui, fura aqui". Diante disso, afirma que teria "furado" a vítima e, desesperado diante do resultado, jogado a faca no chão, fugindo do local.

    Os jurados reconheceram a autoria e a materialidade do fato, mas negaram a configuração como tentativa de homicídio. Diante desse quadro, o MP ofereceu proposta que, acrescida de condições judiciais, foi aceita pelo acusado e pelo defensor, estabelecendo várias determinações. O réu fica proibido de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos assemelhados, onde haja venda e consumo de bebidas alcoólicas, após as 21h. Ele não poderá ausentar-se do DF por mais de 30 dias sem autorização, devendo comparecer mensalmente à Vara judicial para informar e justificar suas atividades e eventuais alterações de endereço. O homem ainda deve doar duas parcelas de R$ 60 a uma instituição de assistência social e prestar 8h mensais de serviços à comunidade durante 3 meses. O atendimento das condições estabelecidas implica na suspensão do processo pelo prazo de 2 anos.

    Processo nº: 2007.08.1.003823-2

    Fonte: TJDFT

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desclassificado-crime-iniciado-por-briga-que-teve-como-causa-um-bone/3166606

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)