Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Desconsideração da personalidade jurídica é aceita em caso de empresa insolvente

Por votação unânime, a 9ª Turma do TRT da 2ª Região negou pedido de suspensão de desconsideração da personalidade jurídica de sócios de empresa considerada insolvente

Publicado por Grupo Bettencourt
há 5 meses

A desembargadora-relatora Bianca Bastos explica que a execução desse processo corre desde 2017 e que, apesar de providências como Bacenjud, Arisp, Renajud, entre outras, terem sido tomadas para alcançar o crédito devido, não foi localizado patrimônio em nome da ré capaz de saldá-lo.

Nos autos, os participantes da sociedade argumentam que é necessário o esgotamento da execução em face da devedora principal antes da inclusão deles no polo passivo. Fundamentada no Código de Defesa do Consumidor, usado por analogia no direito do trabalho, a magistrada pontua que a mera insolvência da empresa justifica o redirecionamento da execução em face da pessoa física do sócio.

“A insolvência da empresa justifica a ilimitação da responsabilidade dos sócios de empresa de responsabilidade limitada, fundada no fato de que o credor trabalhista é incapaz de negociar o risco da limitação de tal responsabilidade, de modo que a desconsideração faz um ajuste do risco”, avaliou a julgadora.

Na decisão, a relatora pondera ainda que o ônus de provar a solvência da sociedade empresarial para impedir a responsabilidade patrimonial é do sócio contra quem é direcionada a execução trabalhista. Assim, como os agravantes alegaram a necessidade do esgotamento dos meios de constrição em face da devedora principal, competia-lhes indicar bens da empresa capazes de quitar a dívida, “principalmente no caso de já terem sido adotadas todas as diligências a disposição do juízo para persecução do crédito, como acima relatado”, concluiu.

(Processo nº 1000849-67.2015.5.02.0221)

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1579
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações770
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desconsideracao-da-personalidade-juridica-e-aceita-em-caso-de-empresa-insolvente/2093886773

Informações relacionadas

Brasil e Silveira Advogados, Advogado
Artigoshá 5 meses

Guia – Passo a Passo para Retirar Protesto de Títulos no Cartório + Bônus

Mário Pedrosa, Advogado
Artigoshá 5 meses

É possível o herdeiro fazer usucapião da herança?

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 5 meses

Segredos Revelados: Como Advogados Iniciantes Podem Prospectar com Sucesso

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ vai decidir em repetitivo sobre legalidade da inclusão de PIS e Cofins na base de cálculo do ICMS

Roberto H F  Bianchini, Advogado
Artigoshá 5 meses

Rescisão do Contrato de Trabalho do Pro-player: Conheça os direitos do atleta demitido/dispensado

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As poucos os Nobres Julgadores vão alargando os entendimentos e enriquecendo o Direito e a Justiça. Ótima decisão. continuar lendo