Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Desembargador elogia juíza que realçou o princípio da ?dignidade humana?

O desembargador George Lopes Leite, presidente da 1ª Turma Criminal, destacou em documetno e elogiou a atuação da juíza Andreia de Oliveria, que, contrariando jurisprudência do TJDFT, mandou soltar uma presa, realçando o princípio da "dignidade humana".

O desembargador considerou que o caso "transcende a rotina forense" e enalteceu a magistrada bem como a diretora do presídio que diante de um contexto jurisprudencial adverso teve "a coragem de dizer :"Olha, os senhores julgaram denegando a liberdade, mas ousamos afirmar que a decisão é equivocada e, por isto, deve ser revista."

A decisão foi dada em face de ação penal contra mulher condenada, enquanto gestante de gêmeos, por tráfico de drogas junto com o marido, mãe de três crianças. Ela teve os gêmeos nascidos antes do tempo, um deles com defeito congênito nos membros inferiores, o que obrigou correção cirúrgica e engessamento das pernas para corrigir a anomalia. Isso acarretou intenso sofrimento da mãe e dos filhos que se encontravam no presídio.

A diretora do presídio feminino tomou a iniciativa de encaminhar ofício à Defensoria Pública, mesmo depois de julgado o habeas corpus, denegado à unanimidade, e relatou o drama dessa presa dentro da cadeia. A Defensoria Pública, com base nas informações da diretora, requereu à juíza, em exercício na Vara, que"enfrentou"a questão e concedeu liberdade provisória à mulher, mesmo sabendo que afrontava a jurisprudência do Tribunal.

O desembargador destacou todos os que operam na área" sensível da segurança social e se angustiam com os desafios complexos que se apresentam na rotina diária ". Em face dessa realidade, é que segundo o magistrado merece elogios a iniciativa da juíza e da diretora do presídio, pois" enxergar o ser humano que existe por trás de cada preso, condenado ou acautelado, é tarefa de que são capazes somente pessoas mais sensíveis "

  • Publicações17734
  • Seguidores1336
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-elogia-juiza-que-realcou-o-principio-da-dignidade-humana/2386717

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)