Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador suspende ação que discutia taxas bancárias

    há 11 anos

    O desembargador Stênio Neiva Coelho, membro da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) mandou sobrestar (suspender), nesta segunda-feira (27), apelação cível do Banco Wolksvagen, que pretendia rever decisão judicial a respeito das tarifas sobre financiamentos bancários.Trata-se das Tarifas de Abertura de Crédito (TAC) e de emissão de carnês (TEC), cobradas na abertura de crédito bancário.

    A medida teve respaldo na determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, através da ministra Isabel Gallotti determinou a suspensão imediata do trâmite dessas ações, em todo o país, até que seja unificada a jurisprudência sobre o assunto. A decisão da ministra afeta cerca de 285 mil ações nos tribunais brasileiros, nas quais se discutem valores estimados em R$ 533 milhões.

    Na sua decisão - tomada apenas dois depois da entrada da Apelação Cível no TJPE - o desembargador pernambucano diz: “A questão já encontra posicionamento firmado no Superior Tribunal de Justiça, que admite a legalidade da cobrança por parte dos bancos, por ostentar natureza de remuneração pelo serviço prestado ao consumidor, desde que não fique evidenciada a vantagem exagerada”.

    No entanto, segundo o desembargador Stênio Neiva Coelho, “a matéria continua sendo bastante debatida nas instâncias inferiores, sendo objeto de discussão travada em recentíssima decisão no REsp 1.251.331-RS, interposto pela Federação Brasileira de Bancos”. Daí ter sido determinada a suspensão imediata de todos os processos envolvendo a matéria, até pronunciamento definitivo do STJ.

    ..................................................

    Redação

    Ascom TJPE

    • Publicações2935
    • Seguidores314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-suspende-acao-que-discutia-taxas-bancarias/100537329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)