Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadora Edite Bringel abre ciclo de palestras para aprovados no concurso para cartórios

    Publicado por Direito Ceará
    há 13 anos

    A corregedora geral da Justiça (CGJ) do Ceará, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, abriu, nesta quinta-feira (17/11), o ciclo de palestras para aprovados no concurso público para cartórios do Estado.

    O evento, realizado no auditório da CGJ, prossegue até esta sexta-feira (18). A magistrada ressaltou que o objetivo do encontro é unir o conhecimento e a experiência de profissionais que já conviveram com a atividade que será realizada pelos novos cartorários.

    Ainda de acordo com a desembargadora, as palestras servirão também para fazer uma ponte com a Corregedoria, que é o órgão fiscalizador e orientador das serventias extrajudiciais (cartórios). A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, que atuou como presidente da Comissão Examinadora do Concurso, disse ter sido gratificante a convivência respeitosa durante todas as etapas do certame. Após a abertura, o juiz auxiliar da CGJ, Eduardo Torquato Scorsafava, proferiu palestra sobre Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento: Unidades Interligadas.

    O magistrado explicou que o projeto tem base no Provimento nº 13 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento dispõe sobre a emissão de certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos.

    A medida consiste na utilização de sistema informatizado interligado às serventias de registro civil para que a criança receba alta hospitalar com a certidão. O juiz afirmou que a pessoa precisa existir de fato e de direito para ter as garantias constitucionais. Esse é um projeto de resgate da cidadania. O registrador e o judiciário Em continuidade ao ciclo, na tarde de hoje, 5a.feira (17/11), a juíza Sílvia Soares de Sá e a promotora Águeda Maria Nogueira de Brito, ambas da 2ª Vara de Registro Público de Fortaleza, debateram acerca do tema O Registrador e o Judiciário: Uma Abordagem Informal.

    Elas explicaram sobre a ocorrência de erros comuns das serventias extrajudiciais e alertaram para os procedimentos adequados.

    Em alguns casos, o registrador pode solucionar o problema sem a intervenção do promotor ou do juiz. O registro de óbito e civil também foram discutidos. A promotora e a juíza chamaram atenção para os nomes escolhidos pelos pais e ressaltaram a importância do bom senso ao efetivar o registro.

    Anulação de registro civil, duplicidade e solicitações de mudanças de nomes foram outras orientações prestadas. Amanhã, 6a.feira (18/11), último dia do ciclo, terá palestra do juiz auxiliar da CGJ, Antônio Pádua Silva, sobre A Função Disciplinar e Fiscalizatória da Corregedoria Geral da Justiça.

    O auditor da CGJ, Araken Sedrim de Aguiar Neto e a analista de sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ/Ce, Maria de Fátima Pequeno, explanaram acerca do assunto Fermoju: Sistemas, Custas e Emolumentos.

    Finalizando, o tabelião substituto do 6º Ofício de Notas de Fortaleza, Regnoberto Marques de Melo Júnior, abordará Questões Práticas do Registro de Imóveis. Fonte: TJ/Ceará

    veja mais

    • Publicações1940
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-edite-bringel-abre-ciclo-de-palestras-para-aprovados-no-concurso-para-cartorios/2929848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)