Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadora, juíza e advogada são empossadas pela presidente

    há 4 anos
    Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Angela Mendes, Inês da Trindade Chaves de Melo, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, André Meira e Luciano Bandeira A desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); a juíza Claudia Marcia de Carvalho Soares, da 28ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), e a advogada Fernanda Prates Fraga, vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, ingressaram no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária desta quarta-feira (4/12), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. As magistradas tomaram posse como membros honorários, enquanto a advogada foi empossada como membro efetivo. Levada ao Instituto por Rita Cortez e pela diretora da Escola Superior do IAB (Esiab) Angela Dias Mendes, a desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo integrará a Comissão de Direito Processual Civil. “Antes de ingressar na magistratura, em 1990, ela foi defensora pública e membro do Ministério Público, e sempre se destacou pelo capricho nos seus afazeres, pela dedicação aos estudos, pelas decisões impecáveis e, especialmente, pela atenção a todos no trato pessoal”, afirmou Angela Mendes.

    Inês da Trindade Chaves de Melo disse: “Este é um momento muito importante da minha vida”. A magistrada elogiou a presidente do IAB. “Agradeço a Rita Cortez, que faz uma gestão de alma e sensibilidade femininas, por me receber nesta instituição que reúne tradição e modernidade”, falou.

    Também indicada pela presidente do IAB, a juíza Claudia Marcia de Carvalho Soares, que fará parte da Comissão de Compliance e Governança, foi saudada pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira. “É uma pessoa vocacionada para a magistratura e também para o magistério”, definiu o advogado. A magistrada falou dos seus 30 anos de TRT-RJ: “Foram 15 anos como servidora, antes dos atuais 15 anos como juíza. É um momento singelo e emocionante, pois nunca imaginei que um dia me tornaria membro do IAB”.


    Fernanda Prates Fraga irá para a Comissão de Direito Penal, da qual faz parte Kátia Tavares, que a indicou ao IAB e a apresentou como “uma advogada criminalista combativa”. A nova consócia falou da sua “alegria” por ingressar no Instituto e afirmou: “Fazer parte desta Casa, tão importante para o fortalecimento dos valores democráticos, é realmente uma honra”.


    Compareceram à sessão os desembargadores Nagib Slaibi Filho, Helena Gaede, Jessé Torres Pereira Junior, Claudia Pires, Antonio Carlos Amado e Ricardo Cardoso, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Também estavam presentes as juízas do TRT-RJ Maria Thereza da Costa Prata, Rebeca Cruz Queiroz, Mônica de Amorim Torres Brandão e Claudia Maria Samy Pereira da Silva, as desembargadoras aposentadas do TJRJ Ivone Caetano e Helena Gaed, e os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj).
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-juiza-e-advogada-sao-empossadas-pela-presidente/789043594

    Informações relacionadas

    Márcio Balduchi, Contador
    Notíciashá 7 anos

    Jornada de trabalho inverossímil não se presume verdadeira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)