Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DESEMBARGADORA SAYONARA GRILLO TOMA POSSE NO TRT/RJ

    Aconteceu na tarde desta segunda-feira (25/6) a sessão solene de ratificação do compromisso e posse da advogada Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva como desembargadora do TRT/RJ. Além dos desembargadores e juízes do Tribunal, advogados, amigos e familiares lotaram o Plenário Délio Maranhão para dar as boas-vindas à nova magistrada, que foi nomeada por decreto da Presidência da República em 25 de maio para assumir o cargo em vaga do quinto constitucional reservada à OAB.

    Rosana Salim Villela Travesedo e Mário Sérgio Medeiros Pinheiro conduzem a nova desembargadora. Ao lado, a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry condecora a magistrada com a medalha Grã-Cruz

    A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do Tribunal, abriu a sessão convidando os desembargadores Rosana Salim Villela Travesedo e Mário Sérgio Medeiros Pinheiro para conduzirem a advogada à bancada. Depois da leitura da certidão de posse – que foi oficialmente realizada em Sessão do Órgão Especial de 14 de junho – Sayonara Grillo foi declarada empossada pela presidente, que condecorou a nova desembargadora com a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário.

    Ao centro, o desembargador Gustavo Tadeu Alkmim discursa

    O desembargador Gustavo Tadeu Alkmim, falando em nome dos demais desembargadores, saudou a nova magistrada ressaltando que ela chega à Justiça do Trabalho em novos tempos, em que a era da virtualidade se conjuga com os princípios humanistas já cristalizados no Judiciário Trabalhista. “É neste cenário que adentra Sayonara Grillo, que carrega consigo toda a pluralidade que o momento atual exige, jovem, atualizada e conhecida pela defesa intransigente que faz dos bons e velhos princípios do Direito do Trabalho”, afirmou o desembargador.

    O advogado Felipe Santa Cruz – representando Wadih Nemer Damous Filho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro – afirmou que a nomeação de Sayonara Grillo para o TRT/RJ reforça o orgulho da categoria e resgata sua crença da utilidade do quinto constitucional para a construção de um Estado democrático.

    A juíza Áurea Regina de Souza Sampaio e o advogado Felipe Santa Cruz em seus discursos de boas-vindas

    A desembargadora Sayonara Grillo Coutinho também recebeu os cumprimentos da juíza Áurea Regina de Souza Sampaio, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, a qual afirmou que a nova desembargadora muito contribuirá para o novo perfil do Poder Judiciário trabalhista, onde o magistrado, além de juiz, é também gestor, “realidade que exige de todos os que militam nesta justiça, magistrados, advogados, servidores, a revisão dos seus conceitos, a mudança dos seus paradigmas”.

    A recém empossada também recebeu saudações do procurador do Trabalho Marcio Octavio Vianna Marques, representando a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Teresa Cristina d'Almeida Basteiro. Ele afirmou que a nomeação de Sayonara Grillo representa um incremento positivo no já qualificado quadro de magistrados e servidores do TRT/RJ, que tem como destino a melhoria contínua e é composto, em sua grande maioria, por pessoas sérias e com disposição para trabalhar.

    EMOÇÃO E AGRADECIMENTOS

    Em seu discurso, a desembargadora Sayonara Grillo Coutinho – primeira mulher a ingressar no Tribunal pelo quinto constitucional da OAB – declarou que assume o cargo com muita humildade, mas também com vontade de contribuir com sua experiência para a concretização da Justiça. Agradecendo a todos os que fizeram parte de sua trajetória pessoal e profissional, a desembargadora lembrou passagens de sua vida, em que os papéis de mulher e profissional muitas vezes se entrelaçaram e contribuíram, cada um a seu modo, para a conquista do cargo que agora assume.

    Prestigiaram a solenidade de posse os desembargadores Doris Castro Neves e Damir Vrcibradic; o deputado federal Alessandro Molon; o deputado estadual Robson Leite; o vereador Gilmar Augusto, representando a Câmara Municipal de Espera Feliz (MG); José Luís Campos Xavier, presidente da ACAT; Álvaro Quintão, presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do RJ; Tania Silva, presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas; além de advogados, juízes, sindicalistas e outras autoridades.

    PERFIL

    Hoje doutora em Ciências Jurídicas e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional – ambos os títulos obtidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro –, Sayonara Grillo Coutinho graduou-se como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, atuando como advogada deste então, na defesa de trabalhadores, servidores, sindicatos e associações profissionais.

    Professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, nas áreas de Direito do Trabalho, Seminário de Pesquisa e Relações de Trabalho, instituição para a qual foi aprovada em primeiro lugar, também exerceu o magistério na Faculdade de Direito Evandro Lins e Silva (atual IBMEC), no Centro Universitário Fluminense e na Universidade Cândido Mendes.

    A desembargadora Sayonara Grillo Coutinho ao final de seu discurso

    Além de diversos artigos publicados em revistas especializadas, é autora dos livros “Relações coletivas de trabalho: configurações institucionais no Brasil contemporâneo” e “Poder reformador: experiências constitucionais e insuficiência conceitual”. Foi diretora da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT) e atuou ainda no Instituto dos Advogados Brasileiros; no Conselho do Departamento de Pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ; como parecerista no Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro – FAPERJ, entre inúmeras outras entidades associativas e culturais.

    A desembargadora Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva toma posse no cargo decorrente do falecimento do desembargador José Maria de Mello Porto.

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

    (21) 2380-6512/6815

    aic@trt1.jus.br

    • Publicações2962
    • Seguidores631302
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2077
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-sayonara-grillo-toma-posse-no-trt-rj/3161861

    Informações relacionadas

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 12 anos

    Sayonara Grillo é nomeada desembargadora do TRT

    Instituto dos Advogados Brasileiros
    Notíciashá 11 anos

    Sayonara Grillo, membro efetivo do IAB, nomeada Desembargadora do TRT.

    Carolina Fonseca, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Nulidade de citação da empresa via e-Carta

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    TRT-RJ abre 29 vagas para juiz com salário de R$ 22,8 mil

    TP PROMOVE JUÍZES E FORMA LISTAS DE ACESSO AO 2º GRAU

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)