Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadora Tereza Asta será homenageada com a medalha Guilherme de Almeida

    Por Ademar Lopes Junior

    A desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani recebe, no próximo dia 8 de julho, a Medalha Guilherme de Almeida, em uma solenidade organizada pela Câmara Municipal de Campinas, a partir da 19h30. A indicação da magistrada foi feita pelo vereador Carmo Luiz, que justificou a escolha da homenageada pelas relevantes atividades prestadas à memória e ao ideal da Revolução Constitucionalista.

    A cerimônia integra as comemorações da Semana de Guilherme de Almeida, organizada por diversas instituições particulares, e com realização da Prefeitura de Campinas. O evento será realizada no Plenário "José Maria Matosinho", na Câmara Municipal de Campinas, localizada na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta.

    Semana de festividades

    A Semana Guilherme de Almeida, em Campinas, se estende de 4 a 11 de julho, e será comemorada com diversas festividades, incluindo palestras, peça de teatro, entrega de medalhas, mesa redonda, distribuição de livros, apresentação de bandas de música, declamação de poesias, exposição de obras do Príncipe dos Poetas Brasileiros, atividades com alunos da rede pública, números musicais, entre outros.

    O evento é organizado por diversas instituições, como a Academia Campineira de Letras, Ciência e Artes das Forças Armadas, Academia Campineira de Letras e Artes, Academia Campinense de Letras, Academia Campinense Maçônica de Letras, Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Associação dos Militares da Reserva, Reformados, Pensionistas e Expedicionários das Forças Armadas (AMIRPE), Associação Brasileira de Artistas Líricos de Campinas,

    Associação Campineira de Imprensa, Associação de Educação do Homem de Amanhã, Câmara Municipal de Campinas, Coordenadoria Setorial de Bibliotecas, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Lions Club Cibernético "Guilherme de Almeida", Polícia Militar do Estado de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Rotary Club "Carlos Gomes".

    O Príncipe

    Guilherme de Andrade de Almeida, que ostenta o título de Príncipe dos Poetas Brasileiros, nasceu em Campinas, no dia 24 de julho de 1890, e morreu em São Paulo, em 11 de julho de 1969. Advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro, sua obra é vasta e diversificada. Foi, com seu irmão, Tácito de Almeida (1889 - 1940), importante organizador da Semana de Arte Moderna de 22, tendo criado em 1925 conferência para difusão da poesia moderna, intitulada "Revelação do Brasil pela Poesia Moderna", que foi apresentada em Porto Alegre, Recife e Fortaleza.

    Guilherme de Almeida foi ainda um dos fundadores da Revista Klaxon, que visava à divulgação das ideias modernistas. Elaborou também a capa da primeira edição do livro Paulicéa Desvairada, de Mário de Andrade. Participou do grupo verde-amarelista e colaborou também com a Revista de Antropofagia.

    Foi o primeiro modernista a entrar para a Academia Brasileira de Letras (1930). Em 1958, foi coroado o quarto "Príncipe dos Poetas Brasileiros" (depois de Bilac, Alberto de Oliveira e Olegário Mariano).

    Combatente na Revolução Constitucionalista de 1932 e exilado em Portugal, após o final da luta, foi homenageado com a Medalha da Constituição, instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Sua obra maior de amor a São Paulo foi seu poema Nossa Bandeira, além do Hino dos Bandeirantes – oficializado como letra do Hino do Estado de São Paulo – e da letra do hino da Força Pública (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo). É proclamado "O poeta da Revolução de 32". Escreveu o poema Moeda Paulista, a pungente Oração ante a última trincheira, a letra do "Hino Constitucionalista de 1932/MMDC". Também é autor da letra do Hino da Televisão Brasileira, executado quando da primeira transmissão da Rede Tupi de Televisão.

    Foi presidente da Comissão Comemorativa do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. Encontra-se sepultado no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, no parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

    • Publicações8277
    • Seguidores631949
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-tereza-asta-sera-homenageada-com-a-medalha-guilherme-de-almeida/354381738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)