Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Despesas da resolução nº39 da CNS podem ser contabilizadas na saúde

    Em resposta à consulta formulada pelo prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler, a respeito das despesas na resolução nº 39 do Conselho Nacional de Assistência Social, o Tribunal de Contas esclareceu algumas questões. O relator do processo, conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, pontuou que as ações, a serem desenvolvidas na área de assistência social, não vinculadas diretamente ao CNS, e nem promovidas pelos órgãos de Saúde do SUS, não podem ser contabilizados como despesas com ações e serviços de saúde. O relator acrescentou ainda que os recursos devem ser oriundos de outras fontes que não a do específico Fundo de Saúde do ente federativo.

    Sobre a resolução nº 39, o Pleno, acompanhando o parecer da Consultoria Técnica do TCE, acrescentou que as despesas com órteses e próteses, tais como aparelhos ortopédicos, dentaduras, cadeiras de roda, muletas, óculos e outros itens referentes à área da saúde como: o fornecimento de medicamentos, pagamento de exames médicos, tratamento de saúde fora do domicílio, transporte de doentes; leites e dietas de prescrição especial e fraldas descartáveis para pessoas que têm necessidades de uso, devem atender requisitos para serem consideradas no cálculo de despesas com ações e serviços públicos de saúde.

    As despesas devem atender legislação específica e as normativas do Sistema Único de Saúde, devem ser destinadas às ações e serviços de acesso universal, igualitário e gratuito. As ações também devem estar em conformidade com objetivos e metas explicitados nos Planos de Saúde de cada ente federativo. O processo foi julgado na sessão do dia 10 de maio.

    Clique aqui para mais informações sobre a consulta.

    • Publicações6434
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/despesas-da-resolucao-n-39-da-cns-podem-ser-contabilizadas-na-saude/2683534

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)