Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Detran-PI qualifica professores para o exercício de Instrutores Educação no Trânsito

    Noções de Medicina do Trânsito, Legislação de trânsito, Primeiros Socorros e Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, além de Noções sobre funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas são algumas dos conteúdos que estão sendo

    oferecidos para 120 professores da rede pública do Estado, na Escola Piauiense de Trânsito. O curso de Capacitação de Professores para Educação no Trânsito do Ensino Médio é realizado Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), o Instituto Civitas e o Sest/Senac.

    Com a realização do curso de qualificação de professores para o exercício da função na escola de ensino regular, o Detran-PI, o Piauí passa a ser o primeiro Estado brasileiro a prepara-se para efetivar a Resolução Nº 265/2007, do Conselho Estadual de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores elétricos como atividade extracurricular no ensino médio. O curso será realizado em três etapas, cuja primeira etapa presencial será concluída amanhã, 29 de março.

    Os conteúdos programáticos do curso pioneiro realizado no Detran-PI estão sendo aplicados em consonância com os critérios estabelecidos pelo CONTRAN para o exercício da profissão de Instrutor de Trânsito, segundo informou o diretor geral do Detran-PI, Jesus Rodrigues Alves, lembrando que após a qualificação, os professores da rede pública receberão o certificado de conclusão do curso de formação de Instrutor de Trânsito. Para o Piauí, tanto a determinação da Resolução 265 quanto este primeiro curso é de grande importância histórica, uma vez que, desta maneira, estaremos garantindo a incidência dos princípios e das normas do respeito à vida no trânsito nos mais importantes momentos de formação dos futuros cidadãos, que é a fase escolar, avalia o diretor.

    O diretor-geral ressaltou ainda a importância da parceria com a Seduc, o Civitas e o Sest/Senac para realização da formação. Sabemos que o trânsito é uma questão de cidadania e, portanto, depende de valores adquiridos através da educação e da imitação. Estamos dando um passo histórico para melhorar o trânsito no Piauí. Nossa meta é mobilizar professores, alunos e o cidadão para a construção de um trânsito mais humano na cidade e, assim, diminuir o número de acidentes, finalizou.

    Com a qualificação dos professores para o ensino dos conteúdos programáticos teóricos, a disciplina Educação para o Trânsito será oferecida por 51 escolas que já fizeram adesão ao programa. Margarida Neta, da Seduc, informou que as escolas irão ofertar o curso como atividade extracurricular. Nas escolas de Tempo Integral e de Jornada Ampliada, a disciplina fará parte da matriz curricular.

    ,

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detran-pi-qualifica-professores-para-o-exerc-xed-cio-de-instrutores-educa-xe7-xe3-o-no-tr-xe2-nsito/952093

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)