Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Deu no STJ.JUS.BR - Discussão de fundo constitucional

    Município de Paraty x Booking e AirBnB

    Publicado por Valmir R C JR
    há 4 anos

    O Município de Paraty, no Rio de Janeiro, através de sua Prefeitura atravessou Ação Civil Pública requerendo que as empresas de hospedagem (Airbnb e Booking) excluíssem de seus sistemas as ofertas de residências, pousadas e afins no referido município, até ultrapassada a pandemia, considerando a situação de emergência notória e reconhecida pelo Decreto Municipal n.º 33/2020.

    No Juízo de Primeiro Grau o entendimento foi pelo deferimento de liminar para a interrupção das ofertas pelas empresas. Já o Egrégio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu por suspender os efeitos da liminar concedida e manteve o regular funcionamento dos sistemas das empresa.

    A demanda chegou ao STJ após o Município requerer a suspensão da liminar.

    O ministro João Otávio de Noronha, entre outros pontos, asseverou que "a discussão dos autos tem relação com a definição de competência de ente federativo para atuação administrativa e regulamentação do poder de polícia sanitária durante a pandemia de Covid-19 – questão com expresso fundamento na Constituição Federal."

    Observa-se de sua Decisão que, não obstante haver no bojo da causa de pedir questões relativas à dispositivos infraconstitucionais, a discussão de mérito seria inegavelmente de repercussão constitucional, cabendo portanto, ao STF a análise das questões levadas aos autos.

    Mais detalhes acerca dos autos poderão ser acessados pelo link cuja fonte originária da presente notícia: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/STJ-nao-conhece-de-pedido-para-suspender-decisao-que-liberou-reservas-de-AirbnbeBooking-em-Paraty--RJ--durante-pandemia.aspx.

    Processo (s): SLS 2693

    • Sobre o autorFormado desde 2012
    • Publicações4
    • Seguidores39
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deu-no-stjjusbr-discussao-de-fundo-constitucional/834439395

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)