Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Devo me preocupar em planejar minha aposentadoria?

    Publicado por COLLANERI ADVOGADOS
    há 4 anos

    Enquanto se é jovem o assunto aposentadoria parece ser distante. A única proximidade que se tem é através dos descontos feitos na folha de pagamento para aqueles que trabalham no regime celetista.

    Fora isso, é raro encontrar alguém na faixa dos 20, 30 anos se preocupando com o assunto “aposentadoria”.

    Mas a dúvida que fica é: quando começar a se preocupar com a aposentadoria? Quais passos seguir para iniciar esse processo? Onde posso buscar auxílio? Como fazer um planejamento?

    No intuito de auxiliar você que é jovem e está se preocupando com o seu futuro ou até mesmo para você que já tem anos de contribuição, mas ainda não sabe por onde começar, elaboramos este post com as principais dúvidas sobre o assunto.

    Já para você que já está próximo de alcançar a tão sonhada aposentadoria e possui dúvidas sobre as regras de transição e sobre esse momento de incertezas diante da Reforma da Previdência, vale conferir nosso post sobre “A aposentadoria ainda é algo alcançável após a reforma?” que pode ser acessada neste link.

    Primeiro ponto: você precisa entender que atualmente se vive mais, o que não significa que se viva melhor.

    Diante da evolução da medicina, nós brasileiros temos aumentado nossa expectativa de vida para 75 anos. Parece bastante, não é mesmo?

    você já se imaginou trabalhando já com os cabelos brancos e a idade avançada? Acredito que não.

    Além disso, o aumento da longevidade não significa que esses anos a mais são vividos com qualidade. Muito pelo contrário. É grande o número de idosos que possuem alguma doença crônica ou enfermidade.

    Dados mostram que grande parte dos idosos chega a comprometer até 57% do seu orçamento familiar com medicamentos. Outro dado alarmante é que 21% dos aposentados precisam continuar trabalhando e 47% dos que trabalham precisam aumentar a renda porque a aposentadoria não é o suficiente.

    Preocupante, não?

    Então, mais do que nunca, independente da sua idade, comece já a planejar sua aposentadoria!

    Fator ‘Reforma da Previdência’ atrapalha planos de quem deseja se aposentar

    Muita gente sabe que a recente Reforma da Previdência tem sido um pesadelo para quem deseja se aposentar.

    A partir de agora, independentemente do regime de sua aposentadoria, será necessário maior tempo de contribuição e a idade mínima para se aposentar também está maior.

    Deste modo, se você deseja parar de trabalhar antes dos 60 anos de idade, sendo você homem ou mulher, é melhor se preparar desde cedo e planejar a sua aposentadoria, principalmente se você tem mais de 20 anos e nunca contribuiu para a previdência social.

    Quer um exemplo? Suponhamos que você, homem, tenha 25 anos, é recém-formado e está no seu primeiro emprego celetista, ou seja, começou a contribuir para previdência agora. Para que você se aposente por tempo de contribuição será necessário que você contribua por pelo menos 20 anos. No entanto, quando completar 20 anos de contribuição, não terá a idade mínima para se aposentar, precisando aguardar até os 65 anos de idade. Ocorre que se você parar de contribuir quando completar aqueles 20 anos de contribuição, você terá uma aposentadoria com apenas 60% da média de todos os seus salários de contribuição, ou seja, provavelmente será um valor bem baixo. Para que você consiga chegar a 100% da sua média de contribuição, você precisará trabalhar mais 20 anos, totalizando, assim, 40 anos de contribuição. Perceba que se você planejar sua aposentadoria, você pode ter a chance de contribuir menos, mas alcançar o mesmo resultado ao final deste processo. Daí a importância do planejamento.

    Sou jovem e quero começar planejar desde já. Quais são os primeiros passos?

    O primeiro e principal passo é: consulte um advogado especialista em Direito Previdenciário! Esse é um ramo do Direito que possui regras muito específicas e cuja legislação muda a todo momento. Por isso esse profissional precisa ser especialista e estar atualizado!

    Já deu pra entender que “clínico geral” aqui não vai resolver o seu problema né?!

    Com o planejamento previdenciário você será capaz de visualizar o seu futuro de uma maneira mais clara, podendo projetar quanto quer investir para alcançar o valor do benefício desejável e até em quanto tempo você irá recuperar esse investimento.

    A partir daí, é só colocar o plano em prática.

    Se você possui mais de 20 anos de idade e ainda não trabalha, ou trabalha, no entanto sem Carteira de Trabalho assinada, comece a pensar na opção de efetuar os pagamentos ao INSS na qualidade de contribuinte facultativo ou individual, conforme o seu caso. E se tiver dificuldades em poupar para efetuar tais pagamentos, lembre-se: no seu futuro, os seus gastos serão bem maiores em comparação aos que você tem hoje.

    Outra dúvida: vale a pena investir em aposentadoria privada?

    A resposta é: depende.

    A maioria dos planos ofertados pelos bancos comuns cobram altas taxas para a manutenção, de modo que o plano não se torna tão atrativo quanto poderia ser. Nesses casos, uma boa pesquisa nas opções de mercado podem lhe ajudar a tomar essa decisão de forma mais segura.

    Por fim: quando devo buscar ajuda?

    Tenha em mente que a ajuda de um especialista no assunto é bem vinda em qualquer fase da sua vida laborativa.

    No entanto, se você possui menos de 50 anos de idade, vale a pena buscar um profissional de sua confiança para estudar seu caso e preparar um bom planejamento para o seu futuro.

    Agora se você tem mais de 50 anos de idade e deseja ver quais são as perspectivas de sua aposentadoria a partir do seu tempo de contribuição, nossa recomendação é que você busque um advogado especialista em direito previdenciário, para que ele analise o caso e lhe mostre quais as perspectivas e possibilidades existentes, já que após a reforma da Previdência você pode se encaixar em alguma regra de transição mais favorável ou até descobrir que possui direito adquirido a se aposentar com as regras antigas (o que, na maioria dos casos, são mais vantajosas).

    Em todos os casos, o ideal é sempre fazer um planejamento!

    Nosso escritório conta com advogados especialistas em direito previdenciário. Portanto, se tiver alguma dúvida ou quiser iniciar o seu planejamento previdenciário, entre em contato conosco. Acesse nosso formulário de atendimento clicando aqui.

    Carla Collaneri, sócia proprietária do Escritório Collaneri Advogados, Especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, Membro da Comissão de Direito Previdenciário de Jaraguá do Sul-SC e Associada ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP.

    _________________________________

    ATENÇÃO: Esse conteúdo é protegido pelo Copyright. Se desejar utilizar nosso texto, informe corretamente os dados de autoria ou solicite nossa autorização.

    __________________________________

    Precisa de alguma ajuda previdenciária? Converse com nosso time de advogados especialistas nesses benefícios. É só clicar neste link: https://www.collaneriadvogados.com.br/contato

    Se preferir, entre em contato direto pelo nosso telefone / WhatsApp: (47) 3017-7990.

    Nossas redes sociais:

    Inscreva-se em nosso canal do Youtube

    Nosso Facebook

    Nosso Instagram

    Leia mais sobre direito previdenciário no blog: http://www.collaneriadvogados.com.br/blog/

    • Sobre o autorEspecialistas em Direito Previdenciário - atendimento em âmbito nacional
    • Publicações7
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/devo-me-preocupar-em-planejar-minha-aposentadoria/923433406

    Informações relacionadas

    Carbonera e Tomazini Advogados, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    8 em cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)