Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dia do Servidor Público

    Hoje, 28 de outubro, comemora-se o dia do Servidor Público, que se presta a homenagear aqueles cujo esforço, dedicação e trabalho compõe o alicerce da nação. Cidadãos que escolheram o ofício de servir e atender a sociedade nas mais diversas áreas.

    Mas pouco temos a comemorar.

    Mas não basta, apenas, um tributo pelos relevantes serviços que prestamos. É preciso mais.

    É preciso valorizar aqueles que constituem o maior patrimônio do Estado, viabilizando melhores condições de trabalho e de salário, e apesar de só ele poder fazê-lo, nunca um governo incluiu tal medida em suas prioridades.

    Qualquer política de valorização do servidor público deve começar pela adoção de uma política que atualize e preserve o poder de compra dos salários. Sem essa medida, não existe compromisso sério de respeito pelo servidor.

    Não raras vezes tivemos nossos direitos suprimidos, sempre sob o pretexto do ajuste fiscal do Estado, como revela o histórico de desrespeito aos servidores e sucateamento do serviço público.

    Há anos lutamos pelo simples cumprimento do nosso direito constitucional (artigo 37, inciso X) e legal (Lei 10.331/2001) de revisão geral e data-base para o reajuste salarial no mês de janeiro de cada ano. Mas assistimos anualmente o Poder Executivo se omitindo em alocar de recursos na Proposta Orçamentária para o reajuste de pessoal e usando de manobras na apreciação de projeto de lei de reajuste.

    Para nós, do Poder Judiciário da União, nem mesmo a reposição da inflação passada nos foi garantida, e nos foi imposto um reajuste parcelado em três anos, que sequer cobrirá a inflação no período de sua implantação (2013 a 2015).

    Além disso, projetos que quebram a estabilidade e congelam salários permanecem vivos no Congresso, a exemplo do PLP 549/09.

    Uma possível aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 190/07, que prevê a criação do Estatuto dos Servidores do Judiciário, gerará mais prejuízos do que conquistas aos servidores do Judiciário Federal e do Judiciário Estadual.

    Também vimos recentemente um duro golpe àqueles que um dia deixarão de ser servidores ativos, com a criação do Funpresp, cuja aprovação foi comprada através do mensalão, e substituirá a previdência pública e segura pela previdência privada e de alto risco dependente do mercado financeiro.

    E há tantos outros atentados incompatíveis com nossa valorização.

    Reconhecemos nosso imenso valor por fazermos parte da administração pública e nos orgulhamos de conviver diariamente com os colegas das nossas instituições. Nenhum país sobrevive e nenhum governo exerce o seu papel sem seus servidores.

    Que a consciência do nosso papel no contexto do Estado e do nosso País não seja retribuída apenas com mensagens de felicitações.

    • Publicações1403
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-do-servidor-publico/112020022

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)