Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador é lançado no TRT/MS

    O livro "Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador", de autoria de René Mendes, foi lançado na quarta-feira (20/06) durante evento realizado na sede do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

    O médico referência na área do trabalho, tanto no Brasil quanto na América Latina, afirmou que o dicionário é a contribuição dele para que o trabalho seja mais digno e seguro. "Não é aceitável que o local onde o trabalhador vai para ganhar a vida seja o motivo de sua morte ou incapacidade. Considero que este livro é uma contribuição minha para que comecemos a refletir mais sobre as possibilidades de que o trabalho passe a ser mais digno, seguro e saudável para todos", disse.

    De acordo com o especialista, além da parte de conceitos e definições - ponto principal do dicionário -, a publicação também enriquece a área com uma parte cultural de biografias. "Há histórias de vida de 106 pessoas que foram pioneiras e contribuíram para a promoção da saúde e segurança do trabalhador. Além disso, o livro também traz cerca de 40 casos históricos importantes, situações em que houve muitas vítimas ou erros de projetos. São lições que a história traz que não devem ser repetidas", comentou o médico do trabalho.

    O dicionário, publicado pela Editora Proteção, reúne 522 autores do Brasil e de outros países, tendo 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de cases históricos e emblemáticos, no Brasil e no mundo, e já está disponível nas versões impressa e digital.

    Em Mato Grosso

    do Sul, duas profissionais da área da saúde foram convidadas e escreveram alguns verbetes: a coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho e docente da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, e a egressa do curso de Terapia Ocupacional da Católica, Lilian Varandas.

    Segundo Liliana, essa é a primeira obra no mundo que elenca apontamentos relacionados a saúde e segurança no trabalho e vem para dar suporte na atuação dos profissionais: "Acredito que a publicação vai orientar e auxiliar os profissionais nas práticas diárias, seja na sala de aula, na pesquisa ou na atuação de cada área. É algo que vai melhorar, ainda mais, o desempenho de cada especialidade".

    Além de lançar o livro, o professor René apresentou a palestra "A Crescente Complexidade das Questões de Saúde e Segurança no Trabalho e a Necessidade de Novas Abordagens".

    Repercussão

    Anfitrião do evento, o presidente do TRT/MS, desembargador João de Deus, analisou que o livro deveria ser objeto de estudo para diversas áreas profissionais, e não somente àquelas ligadas à segurança do trabalho. "Todos nós deveríamos ter este tipo de informação, porque evitar e diminuir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de toda a sociedade, desde o momento em que se quebramos um copo em casa e fazemos o descarte correto para evitar que o gari se corte durante a coleta de lixo até o técnico em segurança do trabalho precisa deste conhecimento", afirmou.

    Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o livro vai disseminar entre as indústrias do Estado uma cultura de prevenção, reduzindo custos e acidentes de trabalho. "Além das empresas e trabalhadores, essa obra, que foi escrita por um dos mais renomados profissionais do País em saúde e segurança do trabalho e é considerada a 'bíblia' da área, vai auxiliar juristas de diversas maneiras. Estamos muito felizes em nos associarmos ao lançamento deste livro, que, sem dúvidas, vai ampliar a cultura da prevenção dentro dos ambientes de trabalho e, tanto empregadores, quanto empregados terão mais condições de evoluir neste sentido", afirmou Longen, que durante a solenidade elencou as ações que o Sistema Fiems vem desenvolvendo para reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no setor industrial do Estado.

    "No dia 25 de maio, o Sesi inaugurou em Campo Grande o Centro de Inovação, que aqui no Estado atua na área de Sistemas de Gestão, enquanto outros sete foram construídos em outras capitais do Brasil, todos eles voltados para SST. Ou seja, a indústria atua e dá todo o suporte para que os índices de acidentes, que tanto nos envergonham, sejam reduzidos, levando a qualificação adequada e contribuindo para que uma conduta preventiva seja adotada dentro das empresas", destacou o presidente da Fiems.

    Junto com o TRT/MS, também apoiaram o lançamento do livro a UCDB, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) do Ministério do Trabalho, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul (Sesi MS).

    Fonte: FIEMS e UCDB

    • Publicações2222
    • Seguidores630435
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dicionario-de-saude-e-seguranca-do-trabalhador-e-lancado-no-trt-ms/593430263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)