Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dilma cometeu crime de responsabilidade, afirma líder do PSDB

    Líder da Minoria também defendeu o impeachment e rebateu a tese de golpe. "Golpe deram eles nos mais jovens, com o discurso da pátria educadora. Golpe deram na sociedade brasileira, com essa contabilidade criativa”, afirmou Bruno Covas.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos
    Acompanhe a sessão ao vivo

    O líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), reafirmou há pouco que há fundamentação jurídica capaz de atestar que a presidente Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade.

    “O que ficou evidente durante esse processo é que seus defensores não negam as infrações à legislação, apenas tentam tumultuar a discussão, desviando o foco dos crimes cometidos”, disse Imbassahy.

    O líder do PSDB também criticou a linha de defesa adotada pelo Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo. “Ele se apega a uma argumentação falaciosa, típica de quem vai ser derrotado”, disse Imbassahy, antes de citar a emissão de decretos e as chamadas pedaladas fiscais como exemplos de crimes de responsabilidade que teriam sido cometidos por Dilma Rousseff.

    Para Imbassahy, os atos são graves porque influenciaram o resultado final das eleições presidenciais e contribuíram para aprofundar a crise econômica. “Esse Parlamento não correrá o risco de se tonar cúmplice do governo que aí está. Estamos diante de uma oportunidade ímpar de agir em favor de milhões de brasileiros que nos confiaram seus votos”, finalizou.

    Líder da Minoria
    Pela liderança da Minoria, o deputado Bruno Covas (PSDB-SP) também destacou os supostos crimes cometidos e comentou as consequências dos atos para o povo brasileiro. “A LDO é clara: o governo poderia abrir crédito suplementar por decreto, desde que cumprisse a meta fiscal de superavit primário. Mas, mesmo sabendo que não ia cumprir a meta, a presidente editou 6 decretos de suplementação orçamentária”, exemplificou Covas.

    O líder da Minoria disse ainda que só as chamadas pedaladas fiscais – atrasos nos repasses da União a bancos públicos – custaram, de 2011 a 2015, R$ 70 bilhões à União. “Só em 2015 foram R$ 17 bilhões”, disse ele, reforçando que a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00)é clara ao proibir operações de crédito entre instituições financeiras e suas controladoras.

    Covas ainda rebateu a ideia governista de que o impeachment é golpe. “Sobrou para o partido do governo o discurso de golpe. Golpe deram eles nos mais jovens, com o discurso da pátria educadora. Golpe querem dar na Operação Lava Jato, destruindo o instituto da delação provisória. Golpe deram nas regras democráticas, mentindo para o povo em 2014. Golpe deram na sociedade brasileira, com essa contabilidade criativa”, afirmou Covas, anunciando voto pela abertura de processo contra a presidente.

    Mais informações a seguir

    Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

    Tempo real:

    Reportagem - Murilo Souza
    Edição - Natalia Doederlein

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-cometeu-crime-de-responsabilidade-afirma-lider-do-psdb/325055449

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)