Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Dilma nomeia filha de Marco Aurélio Mello como desembargadora do TRF-2

Publicado por Espaço Vital
há 10 anos

A presidente Dilma Rousseff nomeou na quarta-feira (19) a advogada Letícia Mello para o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Letícia é filha do ministro do STF e presidente do TSE Marco Aurélio Mello e da desembargadora do TJ-DFT Sandra de Santis. Aos 37 anos, Letícia é considerada nova para assumir o cargo.

Especialista em Direito Tributário e Administrativo, ela foi a mais votada em uma lista tríplice enviada pelo TRF-2 a Dilma. Ela disputou o cargo com outros dois advogados mais experientes: Luiz Henrique Alochio, 43, e Rosane Thomé, 52. No meio jurídico, é tida como uma advogada promissora, mas que dificilmente chegaria tão cedo a uma lista tríplice se o pai não estivesse no STF.

Em entrevista à Folha de São Paulo no ano passado, Marco Aurélio saiu em defesa da filha: Se ser novo apresenta algum defeito, o tempo corrige.

Ele procurou desembargadores para tratar da indicação da filha, mas nega ter pedido qualquer coisa. Jamais pedi voto, só telefonei depois que ela os visitou para agradecer a atenção a ela.

Em 2013, o ministro do STF Luís Roberto Barroso enviou uma carta a desembargadores do TRF da 2ª Região exaltando as qualidades de Letícia. Os elogios foram feitos antes de ele ser indicado para compor a corte.

Em retribuição, a advogada compareceu à posse do ministro, em junho do ano passado.

Letícia não é a única filha de ministro do STF que galga ou tentar alcançar uma vaga na magistratura. Mariana Fux, 32 anos, filha do ministro Luiz Fux, disputa uma vaga no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A lista da OAB ainda não foi enviada ao TJ.

Registros da imprensa nacional sobre a nomeação de Letícia tiveram títulos espirituosos. Entre outros, "Sobrenomes Famosos" e "A Filha da Corte".

A análise do jornalista Reinaldo Azevedo, no site de Veja

"Já concordei muito com o ministro Marco Aurélio Mello e também já discordei muito dele. O mesmo vale para Luiz Fux. Acredito que as respectivas filhas sejam competentíssimas. Até por isso, dispensam, então, esse amor paternal que extrapola o ambiente doméstico e se estende à vida pública.

Com a devida vênia, ministro, um telefonema de agradecimento de um Marco Aurélio Mello tem peso distinto do de um outro, feito por J. Pinto Fernandes. Quem é este? Aquela personagem de um poema de Drummond que não tinha entrado na história, um qualquer.

Se há Poder que tem de ser e de parecer mais republicano do que os outros, esse é o Judiciário. Até porque é uma espécie de Poder dos Poderes, né? É um metapoder, que disciplina a si mesmo e aos outros.

Dilma é obrigada a nomear a primeira da lista? Não! Só o faz se quiser. Fica tudo meio incômodo.

Restam duas suspeitas: a de que pesou a influência do pai e a de que a presidente decidiu fazer uma deferência a um ministro do STF.

O conjunto da obra não é bom".

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16712
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-nomeia-filha-de-marco-aurelio-mello-como-desembargadora-do-trf-2/114388129

Informações relacionadas

Gamaliel Gonzaga Advocacia, Advogado
Notíciashá 11 anos

Sem experiência, filhas de ministros do STF são indicadas a altos cargos Elas podem ser desembargadoras

Justificando
Notíciashá 8 anos

Aos 35 anos, filha de Luiz Fux é nomeada para vaga de desembargadora

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual o sistema administrativo adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro? - Ariane Fucci

Atualização Direito, Advogado
Modeloshá 6 anos

[ Modelo ] Defesa por recusa ao bafômetro

Advocacia Portugal e Brasil, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Substabelecimento sem reserva de poderes

44 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

No judiciário é assim, ou você é bom acima da média, ou você conhece pessoas acima da média. continuar lendo

Esse é o mais acertado comentario de todos... continuar lendo

E não só isto, Joaquim. Você reparou a profissão dos pais? Ela já nasceu Desembargadora.... continuar lendo

Se professores de excelência são os que capacitam com excelência os profissionais de todas as áreas, acredito que ter um Mestre dentro de casa acabe trazendo alguns conhecimentos a mais...
Filho de um professor meu, com 4 ou 5 anos de idade já sabe a diferença entre dolo e culpa, certamente tal fato se deve em razão do aprendizado por "osmose".
Nesse contexto, não aceitar que alguém, filha de um Ministro do STF, não seja competente ou levantar quaisquer argumentos sobre sua idade para ocupar uma cadeira em um Tribunal.
Certamente ela teve a benécia do QI (quem indica), mas seu currículo é se mostra anos a frente do ilustríssimo Dias Toffoli... continuar lendo

Infelizmente é o famoso QI, será "Quociente de Inteligência" ou "Quem Indica"?, quero ver quem acerta essa..rsrsrs, ou como dizem no meio dos mais humildes, isso é um verdadeiro PEIXÃO, ou melhor, TUBARÃO. Se a douta advogada é tão boa como se exalta os bastidores, enfrentaria a dura prova da magistratura, mas como nem todos tem o sobrenome FUX ou MELLO para chegar a DESEMBARGADOR (A) apenas por alguns telefonemas.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1" continuar lendo

Tá de brincadeira! só pode... continuar lendo

.................Ser na França!!!!!! continuar lendo