Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dilma sanciona lei que amplia licença-paternidade para 20 dias

    Texto, conhecido como o Marco Legal da Primeira Infância, prevê diversas ações voltadas para as crianças de zero a seis anos.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A lei que prevê uma série de ações voltadas para as crianças de zero a seis anos foi sancionada nessa terça-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff. Um dos principais pontos do texto, conhecido como o Marco Legal da Primeira Infância, é o aumento da licença-paternidade de cinco para 20 dias. No caso de adoção, o pai também fará jus ao benefício. O direito será garantido aos funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, que também adota a licença-maternidade de seis meses. A empresa que participa do programa recebe incentivos fiscais, podendo deduzir de impostos federais o total da remuneração do funcionário licenciado. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.

    Para um dos autores da proposta, deputado Osmar Terra, do PMDB do Rio Grande do Sul, a licença-paternidade vai ajudar na recuperação da mãe após o parto e pode, inclusive, influenciar no desenvolvimento da criança.

    "Isso é importante porque logo depois que a criança nasce, a mãe tem muitas dificuldades, inclusive psíquicas, psicológicas e depressão. Tem o blues (blues puerperal), que é um período que toda mulher passa depois que ganha a criança. São períodos que ela precisa muito do amparo emocional do parceiro e isso reflete na criança."

    O jornalista Lourenço Flores tem hoje um filho de seis anos, o Solano. Ele conta que na época que o filho nasceu um acordo com a chefia permitiu que ele entrasse de férias logo após os cinco dias de licença a que tinha direito. Para ele, o cuidado com a criança precisa ser de responsabilidade dos dois genitores e não apenas da mãe.

    "Eu fico feliz por poder cuidar dele da forma que eu posso. Eu não posso dar de mamar, mas eu posso dar banho nele, que é uma delícia."

    Além dos 20 dias de licença, o pai poderá ter folgas remuneradas para acompanhar a gestante às consultas de pré-natal. Também terá até dois dias para acompanhar a mulher em consultas médicas durante a gravidez e um dia para levar o filho de até seis anos ao médico.

    O texto estabelece que as gestantes e as famílias com crianças na primeira infância recebam orientação e formação sobre maternidade e paternidade responsáveis, aleitamento materno, alimentação complementar saudável, crescimento e desenvolvimento infantil integral, prevenção de acidentes e educação sem uso de castigos físicos.

    Na avaliação do deputado Nelzon Marchezan Junior, do PSDB do Rio Grande do Sul, coautor da proposta, a lei aprovada vai proporcionar melhores condições de proteção às crianças nos primeiros anos de vida.

    "A criança passará a ser digna de direitos e ter a sua importância. Não é importância para a mãe ou para o pai, apenas. Neste Marco Legal os direitos, os objetivos, o foco é a criança em si. Se há algum direito associado, algum benefício, alguma vantagem, alguma licença de imposição jurídica para o pai, para a mãe ou para família é em benefício da criança."

    O Marco Legal da Primeira Infância expande a educação para as crianças de zero a três anos. As instalações e os equipamentos devem obedecer aos padrões de infraestrutura estabelecidos pelo Ministério da Educação. Além disso, deverão ser criados espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver.

    Reportagem — Lianna Cosme
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-sanciona-lei-que-amplia-licenca-paternidade-para-20-dias/314779780

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)