Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dilma tem até quarta para apresentar alegações finais na Comissão do Impeachment

    Publicado por JurisWay
    há 8 anos
    Termina nesta quarta-feira (27) o prazo para a entrega das alegações finais da defesa da presidente afastada Dilma Rousseff à Comissão do Impeachment. Depois disso, o relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), terá cinco dias para apresentar o seu parecer sobre a pertinência da acusação. O relatório será votado pela Comissão e, em seguida, pelo Plenário, encerrando assim a fase de pronúncia do impeachment.

    Caso a decisão seja a favor da continuidade do processo, Dilma Rousseff será submetida ao julgamento final pelo Senado. Esse rito, se acontecer, será comandado pelo presidente de Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Se o entendimento de 54 senadores, no mínimo, for de que a presidente cometeu crime de responsabilidade, ela será afastada do cargo em definitivo e ficará inelegível para mandatos públicos por oito anos.

    AcusaçãoAs alegações finais da acusação no processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff foram apresentadas à Comissão do Impeachment no dia 12 de julho. O documento de 131 páginas foi entregue pelo advogado João Berchmans Serra, que auxilia a equipe denunciante, e reforça os argumentos apresentados anteriormente. Para a acusação, a presidente cometeu crimes de responsabilidade como parte de um modus operandi de governo para se perpetuar no poder.

    O texto rebate também a tese da defesa de que o impeachment de Dilma seria um golpe de Estado. A acusação lembra que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chancela o processo porque lançou uma representação posterior contendo, entre outros argumentos, os mesmos decretos orçamentários e pedaladas fiscais que integram a denúncia atual.

    O documento relativiza os depoimentos das 38 testemunhas de defesa que falaram à comissão nas últimas semanas. Eles foram descritos como cantilena decorada e repetitiva. A acusação diz ainda que, em muitos casos, os depoentes falavam em causa própria.

    A acusação também menciona a perícia técnica conduzida por servidores do Senado sobre os documentos que integram o processo de impeachment. O laudo concluiu que os decretos suplementares foram incompatíveis com a meta fiscal de 2015 e que os atrasos em repasses a bancos públicos referentes ao Plano Safra - as pedaladas - constituíram operações de crédito.

    Cronograma
    Confira o calendário agendado para os próximos passos no processo de impeachment
    Dias 13/07 a 27/07 Alegações finais da defesa
    Dias 28/07 a 01/08 Elaboração do parecer
    Dia 02/08 - Terça-feira: 12h Leitura do parecer na comissão e vista coletiva
    Dia 03/08 - Quarta-feira: 11h Discussão do parecer na comissão
    Dia 04/08 - Quinta-feira: 11h Votação do parecer na comissão
    Dia 05/08 - Sexta-feira Leitura do parecer em Plenário
    Dia 09/08 - Terça-feira Discussão e votação do parecer no Plenário
    Agência Senado















    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-tem-ate-quarta-para-apresentar-alegacoes-finais-na-comissao-do-impeachment/365825671

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)