Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Direito Privado reforma sentença que condenou sindicato por danos morais em Campinas

    há 12 anos

    A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou improcedente uma ação de indenização por danos morais ajuizada por um ex-dirigente da Sociedade dos Trabalhadores da Economia Informal de Campinas e Região contra a entidade.

    A.A.P. relatou, na ação inicial, que o sindicato havia divulgado um manifesto a fim de denegrir a imagem dele, na condição de dirigente da entidade sindical. O Juízo de origem entendeu que as supostas ofensas foram comprovadas e condenou a sociedade ao pagamento de indenização de R$ 3.500. A ré recorreu e alegou que as referências tidas como ofensivas tinham caráter meramente informativo e sem nenhuma referência pessoal ao então dirigente.

    Os argumentos foram acolhidos pelo relator da apelação, desembargador Vito Guglielmi, para quem o sindicato tão somente exerceu seu direito de crítica e livre manifestação do pensamento, assegurado pela Constituição Federal. Note-se, ademais, que as críticas, todas dirigidas à atuação do autor como dirigente sindical e não à sua conduta pessoal, foram publicadas em âmbito interno diga-se de passagem, em informativo dirigido aos associados e no contexto específico de disputa pela diretoria de entidade sindical, o que, por si só, já mitiga eventual conotação ofensiva a ser apreendida das afirmações feitas pelas partes adversárias na disputa, declarou.

    Os desembargadores Francisco Loureiro e Percival Nogueira, demais componentes da turma julgadora, também seguiram o entendimento do relator.

    Apelação nº 0054758-97.2008.8.26.0114

    Comunicação Social TJSP MR (texto) / SG (foto ilustrativa)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-privado-reforma-sentenca-que-condenou-sindicato-por-danos-morais-em-campinas/100115731

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo 27. Condutas Antissindicais

    Livro Indicado: Condutas Antissindicais

    Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região TRT-22 - RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX-30.5201.7.52.2000

    Daniel Teodoro, Advogado
    Artigosano passado

    O que são práticas antissindicais?

    Vitor Pécora, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Abusos do direito sindical

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)