Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Direitos Humanos rejeita projeto que anula homologação de terra indígena

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Erica Kokay diz que a homologação se baseia no Estatuto do Índio. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias rejeitou na quarta-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo 62/11 , do ex-deputado Neri Geller, que susta a homologação da terra indígena Apiaká do Pontal e Isolados, em Mato Grosso.

    A homologação está prevista em processo de 2010 da Fundação Nacional do Índio (Funai). A instituição reconhece a ocupação tradicional das terras demarcadas em favor dos grupos indígenas Apiaká e Munduruku. Geller, porém, acredita que o Executivo extrapolou sua competência legislativa com o ato.

    Ele alega que a Constituição não dá carta branca ao Ministério da Justiça e à Funai para demarcar áreas indígenas. Outra questão apontada pelo autor se refere à extinção de propriedades privadas incluídas no perímetro indígena.

    Decreto do Executivo

    A relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), recomendou a rejeição da matéria com o argumento de que o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) estabelece que as terras indígenas, por iniciativa e sob orientação do órgão federal de assistência ao índio, serão demarcadas de acordo com decreto do Poder Executivo.

    O processo administrativo está regulamentado pelo Decreto 1.775/96. É através das normas nele estabelecidas que a Funai realiza a identificação, a delimitação e a demarcação das terras indígenas.

    Um grupo técnico, coordenado por antropólogo, realiza os estudos históricos, sociológicos, jurídicos, cartográficos, ambientais e fundiários da comunidade indígena e da área tradicionalmente ocupada, explicou Kokay.

    Ela lembrou ainda o estudo feito foi aprovado pela Coordenação Geral de Identificação e Delimitação da Funai e publicado no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

    Erika Kokay acrescentou que o direito de defesa das partes afetadas é assegurado desde o início do procedimento. É importante notar, contudo, que foi comprovado que a terra indígena é de propriedade da União e não avança sobre a área pertencente ao município de Apiaká. Restou demonstrado também que não há presença de não indígena na área.

    Tramitação

    A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

    Íntegra da proposta: PDC-62/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-humanos-rejeita-projeto-que-anula-homologacao-de-terra-indigena/3101789

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)