Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Diretor-jurídico da Caixa se reúne com diretor-geral da UNAFE e fala de projeto do banco para diminuir a litigiosidade

    O diretor jurídico da Caixa Econômica Federal (CEF), Jailton Zanon da Silveira, e o superintendente Nacional Alberto Cavalcante Braga estiveram reunidos nesta quinta-feira (16/06) com o diretor-geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, quando foram compartilhadas algumas iniciativas da CEF para diminuir a litigiosidade no judiciário.

    Jailton Zanon, que neste mês de junho encabeçou, junto ao Supremo Tribunal Federal, a iniciativa de mapear 500 processos da Caixa que tramitam na Corte, para análise de desistência do recurso, explicou que a ideia é contribuir para diminuir a litigiosidade no judiciário brasileiro, mesmo que de forma simbólica, tendo em vista o volume de ações ainda ser muito grande. Se não tem conteúdo Constitucional, se a matéria é pacificada ou se é uma causa de menor valor nós, a partir de agora, não iremos mais recorrer ao STF, destacou.

    O superintendente Nacional Alberto Cavalcante Braga irá coordenar o filtro para que haja a desistência formal nesses 500 processos pré-selecionados, rotina que também será adotada de agora em diante. Cada recurso no STF haverá uma avaliação. Faremos um mapeamento de cada processo antes de chegar à Corte, afirmou Braga.

    Segundo Zanon, a Caixa Econômica Federal passará a adotar critérios mais rígidos antes de recorrer das decisões do STF, evitando assim entulhar o judiciário com processos de pouca importância ou com valor muito baixo, que podem ser resolvidos mediante o relacionamento entre a Caixa e o cidadão. É uma visão que a gente está implementando no advogado. Vamos sempre eleger prioridades. Temos milhares de casos no Supremo e muitos deles desimportantes, que atrapalham o andamento dos que são realmente importantes, ressaltou.

    Durante o encontro o diretor-geral da UNAFE também apresentou alguns projetos de sucesso da associação, como o Guia de Melhores Práticas e a Cartilha Por Dentro da Advocacia Pública. Jailton elogiou a iniciativa e afirmou que o Guia de Melhores Práticas é um exemplo a ser seguido. Esse intercâmbio é muito importante para que essas iniciativas que vêm acontecendo na Advocacia Pública possamos implementar também, disse.

    • Publicações5325
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações887
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretor-juridico-da-caixa-se-reune-com-diretor-geral-da-unafe-e-fala-de-projeto-do-banco-para-diminuir-a-litigiosidade/2739021

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    os resultados da CEF em materia de execuções e processos de conhecimento fora do SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO são ridiculos...muita gente fez o pé de meia tomando dinhheiro grosso emprestado da CEF e não pagando..os advogados são elitizados e não entendem a ddinamica da malandragem,,,só dá arquivamento por falta de bens à garantia do juízo.... continuar lendo