Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Diretores do IPE anunciam medidas para qualificar atendimento médico e hospitalar

    Audiência foi proposta pela deputada Maria Helena Sartori A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Marisa Formolo (PT), realizou audiência pública nesta quarta-feira (5) para debater a atuação do IPE-Saúde no estado. O encontro, proposto pela deputada Maria Helena Sartori (PMDB), ocorreu no Espaço de Convergência Deputado Adão Pretto e contou com as presenças do presidente e do diretor de saúde do instituto, Valter Morigi e Cláudio Ribeiro, respectivamente, que depois de ouvirem as exposições de representantes dos usuários, servidores e prestadores de serviços, esclareceram dúvidas e informaram medidas que devem ser adotadas para qualificar o atendimento.

    Segundo a deputada Maria Helena, os maiores problemas apontados pelos usuários do plano são a falta de especialistas no interior do estado, o número de consultas disponibilizadas e demora na realização de exames e nas internações hospitalares. Sobre isto, Morigi informou que até o final do ano deve ser implantado um novo sistema de agendamento eletrônico de consultas, exames e internações, o que deve reduzir as dificuldades, pois o usuário saberá quantas consultas são ofertadas por cada profissional, clínica e laboratório, quantas já foram utilizadas e quantas ainda restam, da mesma forma em relação aos leitos disponíveis em cada hospital conveniado. O presidente do IPE também destacou que, desde que foi efetuado um recadastramento dos profissionais, o sistema informa quais os especialistas cadastrados em um raio de 100 quilômetros. “Se um segurado que mora em Agudo, por exemplo, precisa de um neurocirugião, e não há nenhum médico com esta especialidade na sua cidade, ele é informado onde está o neurocirurgião mais próximo”, apontou o presidente.

    Representando o Sindicato Médico do RS (SIMERS), Jorge Eltz ressaltou que os problemas na saúde no estado não se restringem ao IPE, mas sobrecarregam o instituto. “Entre 1999 e 2010, o Rio Grande do Sul perdeu 12 mil leitos do SUS - Sistema Único de Saúde, pois há insatisfação em relação à remuneração do SUS. A sociedade precisa pressionar os governos a investir mais em saúde, pois sem financiamento e gerenciamento adequados não vamos conseguir superar os gargalos de atendimento”, defendeu o dirigente, que pediu o engajamento dos parlamentares na luta pela aprovação da regulamentação da emenda 29 no Senado. A proposta, que fixa o percentual mínimo que União, estados e municípios devem aplicar na saúde foi aprovada pela Câmara Federal dia 21 de setembro último.

    Plano Odontológico

    Conforme o diretor de saúde do IPE, a oferta de atendimento odontológico aos segurados é uma das prioridades do instituto a curto prazo. Cláudio Ribeiro revelou que a proposta já está formatada e foi encaminhada para análise do conselho deliberativo do órgão. “Será um serviço facultativo, que deve custar cerca de R$ 20,00 ao usuário”, apontou.

    Para ele, outras especialidades, como fisioterapia, nutrição e psicologia, devem ser incorporadas pelo instituto como parte do trabalho de fidelizar o segurado. “O IPE, mesmo com todos os problemas que enfrentamos, é um exemplo único para o país. Temos um milhão de segurados e pagamos, mensalmente, 300 mil consultas, 800 mil exames e 12 mil internações. Regularizamos os pagamentos aos prestadores de serviços e reajustamos a tabela de procedimentos. Hoje, um médico credenciado ganha R$ 47,00 por consulta, o que ainda é pouco, mas já se aproxima do estabelecido como ético pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Entendo que o caminho para um IPE forte e de qualidade é longo, mas estamos percorrendo este meio”, avaliou.

    Encaminhamentos

    Ao sintetizar os assuntos debatidos na audiência, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Marisa Formolo, fez os seguintes encaminhamentos:

    - Para facilitar reclamações, divulgar o número da ouvidoria do IPE e o endereço eletrônico do instituto em agências do Banrisul e contracheques;

    - Novo debate sobre adoção do Plano Odontológico;

    - Acompanhamento do trabalho da Procergs de implantação da central eletrônica de leitos, consultas e exames;

    - Discussão sobre necessidade da reorganização administrativa do IPE e realização de concurso público;

    - Novo debate sobre o atendimento no interior do estado.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretores-do-ipe-anunciam-medidas-para-qualificar-atendimento-medico-e-hospitalar/2860734

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)