Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Discordâncias no texto da licitação do transporte público serão analisadas pelo MP

    O prazo de concessão de 30 anos, o fato de a minuta da licitação estar prevista para ser feita com base na maior outorga e não na maior tarifa e a não existência de um plano municipal de mobilidade urbana foram algumas das discordâncias apresentadas durante a audiência pública realizada ontem, dia 19, no auditório do Ministério Público estadual, no bairro de Nazaré, tendo por objetivo a apresentação e coleta de contribuições ao texto da licitação da concessão do serviço público de transporte de passageiros por ônibus no município de Salvador.

    O MP cedeu o espaço e intermediou as discussões envolvendo a administração pública e a população e, apesar do tumulto que se instalou no início dos trabalhos, a promotora de Justiça Rita Tourinho considera que os objetivos foram alcançados, os 69 inscritos foram ouvidos, demonstrando que houve um efetivo exercício de cidadania com a participação popular numa demonstração do interesse que a sociedade apresenta com relação ao tema.

    Além de Rita Tourinho, que atua no Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), participaram da audiência presidida pelo secretário Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), José Carlos Aleluia, as promotoras de Justiça Nidalva Brito, coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Gedef), e Hortênsia Pinho, promotora de Justiça do Meio Ambiente.

    Na minuta do edital consta que o contrato será assinado por três novos consórcios, vez que, segundo Aleluia, hoje o grande problema é o excesso de empresas concorrendo entre si disputando o mesmo passageiro. Esta primeira licitação que acontecerá para a concessão de prestação de serviços de transporte coletivo vem sendo acompanhada pelo MP desde 2003, diz Rita Tourinho, acrescentando que a Instituição entende que todas as propostas bem como todas as inquietações da população com relação ao sistema, que deve atender a todos os segmentos, devem ser verificadas, devendo a qualidade do serviço estar em evidência.

    À audiência, iniciada com a apresentação dos aspectos relevantes do edital, compareceram ainda representantes da Agerba, Ordem dos Advogados/Bahia,Tribunal de Contas dos Municípios, Sindicato dos Rodoviários, Movimento Passe Livre, Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, vereadores, advogados e movimentos populares diversos. Rita Tourinho explica que vários pontos contestados durante a audiência foram respondidos e algumas demandas apresentadas serão analisadas para posterior deliberação. A última licitação feita em Salvador foi há 40 anos e as empresas vêm operando por permissão precária.

    • Publicações4287
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discordancias-no-texto-da-licitacao-do-transporte-publico-serao-analisadas-pelo-mp/112269091

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)