Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Discurso de Alberto Pinto Coelho destaca importância do Parlamento

    O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vice-governador eleito no Estado, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), fez um pronunciamento de despedida, na reunião ordinária do Plenário desta terça-feira (14/12/10). Ele deixará o cargo até o final de dezembro. O presidente recebeu homenagens emocionadas de 38 deputados que estavam presentes na reunião. E respondeu a cada um, exaltando as características pessoais, numa demonstração inequívoca de seu envolvimento com cada parlamentar.

    Leia abaixo a íntegra do discurso de Alberto Pinto Coelho:

    "Senhoras e senhores deputados, ilustres componentes deste Parlamento.

    Venho hoje a esta tribuna muito menos com o desejo da despedida do que do dever indeclinável de agradecer a oportunidade e a honra de servir a Minas e aos mineiros em quatro mandatos populares como parlamentar. Certamente esses 16 anos de convivência e de aprendizado cotidiano na Casa das leis se reveste na experiência mais enriquecedora da minha existência e fonte inesgotável de ensinamentos e inspiração para os desafios que o múnus público e a vida nos impõe.

    Foi com o apoio inconteste dos meus pares, autênticos líderes de todos os recantos do Estado, e no eco dessas vozes do Parlamento mineiro que meu nome se destacou e ganhou densidade política como opção para compor a chapa majoritária ao governo de Minas. A importância dessas manifestações se traduziu como extensão no determinante apoio de expressivas agremiações partidárias e no acolhimento de nossos maiores líderes: senador Aécio Neves e governador Antonio Anastasia.

    Assim, cabe o registro nos anais da Casa do povo de que a minha investidura no cargo de vice-governador, antes da consagração das urnas, foi alicerçada no embalo do movimento dos membros que constituem o Poder que representa o cidadão.

    Pela confiança dos meus ilustres pares, também presido a Assembleia de Minas, nesta legislatura, com a colaboração, competência e apoio dos companheiros das duas Mesas, deputados Doutor Viana, José Henrique, Roberto Carvalho e Weliton Prado, Tiago Ulisses e Hely Tarqüínio, Alencar da Silveira Jr. e Sargento Rodrigues, e do 1º-secretário, deputado Dinis Pinheiro.

    Também do diretor-geral Eduardo Vieira Moreira, do secretário-geral do Processo Legislativo, José Geraldo de Oliveira Prado, do procurador-geral Luís Antônio Prazeres Lopes. Em nome dos meus companheiros de Mesa, estendo meus mais profundos agradecimentos a todas as deputadas e todos os deputados. E em nome dos diretores citados, deixo meu registro a todos os diretores da Casa, gerentes, consultores, técnicos e funcionários. Deixo também meu mais sincero agradecimento e profundo reconhecimento pela gestão dedicada e zelosa, na convicção dos avanços conquistados e dos alicerces fundados para que a Assembleia possa, de maneira exemplar e vanguardista, continuar a ser referência e corresponder aos anseios da sociedade mineira como um Parlamento de excelência, referencial para as demais casas legislativas do País, com certeza.

    Em obediência à legislação eleitoral, deixo o meu mandato parlamentar para assumir nova missão e o faço com muita satisfação, passando a Presidência ao eminente companheiro deputado Doutor Viana ao final do corrente mês, com a assertiva da grandeza e da responsabilidade dos novos desafios e com a convicção de que estarei ao lado de um verdadeiro estadista. Construiremos uma nova quadra em Minas, hoje reconhecida pela eficiência e eficácia na gestão pública, que se destacará por novos e significativos avanços no desenvolvimento sustentável, mas que se notabilizará no campo dos direitos sociais pela gestão da cidadania.

    Neste momento, cabe o agradecimento a todos quantos acreditaram no meu trabalho e hipotecaram a confiança do seu sagrado voto ao longo dos mandatos. Aqui destaco prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e eleitores dos municípios e regiões que, com muita honra, represento neste Parlamento, e a equipe do meu gabinete, para a qual estendo meus reconhecimentos pela competência e denodo. Faço isso em nome da pessoa da dedicada chefe de gabinete Denyse Rabelo Costa.

    O tempo nos ensina que a vida tem razão em todos os casos e com este dogma cumpro meu destino, alimentando sonhos que procuro transformar em novas realidades com muita fé e obstinação. A partir de agora, forjado que sou no Parlamento, mais consciente e comprometido com a liberdade, a democracia, a construção coletiva e devotado à cidadania e à justiça social, continuarei, a partir de 2011, como membro cedido do santuário da democracia, que é o Parlamento, a serviço das várias Minas de Guimarães Rosa e da Minas abissal de Carlos Drummond.

    É momento de novo tempo. Iniciaremos uma nova década coincidindo com uma nova legislatura, com a presença de novos protagonistas nesta Casa. E a vida se faz assim. Ela própria é um ciclo, e dentro dela temos os nossos períodos.

    Ao agradecer, o faço citando um verso de um poema de Drummond, que diz o seguinte:" Vamos, não chores/A infância está perdida/A mocidade está perdida/Mas a vida não se perdeu ". Até a vista.

    ?

    ?

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discurso-de-alberto-pinto-coelho-destaca-importancia-do-parlamento/2509741

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)