Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Discussão sobre piso nacional do magistério lota auditório do MP

    Discussão sobre piso nacional do magistério lota auditório do MP João Motta, Synara Jacques Buttelli e Adair José Trott Secretários Municipais de Educação de todo o Estado lotam nesta terça-feira, 6, o Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MP, no Encontro “Piso Nacional do Magistério”, promovido pela Famurs, com apoio institucional do Ministério Público e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS).

    Durante a abertura do evento, a promotora regional de Educação de Porto Alegre, Synara Jacques Buttelli, ressaltou o trabalho do MP na implantação das Promotorias Regionais de Educação, que além da Capital, já existem em Santo Ângelo, Santa Maria, Faxinal do Soturno, Pelotas e Passo Fundo. “As Promotorias estão fazendo seminários de planejamento para achar a melhor forma de colocar em prática métodos de garantir a educação de qualidade nos municípios”, destacou. “O MP não é apenas a instituição que irá se confrontar com os administradores, embora, às vezes, isso seja necessário. Está, entre nossos papéis, ser indutor de políticas públicas”, reiterou a Promotora.

    Synara Jacques Buttelli ainda analisou que “é a educação que vai dar um rumo melhor para a sociedade; se investirmos na educação, não vamos mais nos preocupar em gerenciar recursos para construir novos presídios”. Participou, ainda, da mesa de abertura, o secretário Estadual de Planejamento e Gestão, João Motta, e o 2º vice-presidente da Famurs, Adair José Trott.

    Synara Jacques Buttelli também ministrou a primeira palestra, fazendo um panorama de como está a ação civil pública que solicita a implantação do Piso Nacional do Magistério no RS. “Hoje, o processo está com vistas para o Estado, à espera de manifestação. A previsão é de que haja um julgamento célere. Já perdemos muito tempo e precisamos adotar, o mais rápido possível, medidas para que o RS possa reverter a péssima situação em que se encontra em relação aos demais estados brasileiros no que tange à qualidade da educação”, analisou. A palestra seguinte foi do representante da Procuradoria-Geral do Estado no Tribunal de Contas, Eduardo Cunha da Costa. Ele falou a respeito do entendimento da PGE de que a Lei do Piso é de alta relevância, mas que os orçamentos precisam ser adaptados. Em seguida, foi aberto espaço para o debate entre os secretários municipais e os palestrantes.

    O encontro segue durante à tarde com palestras sobre o impacto da Lei nas finanças municipais, experiências municipais no pagamento do piso nacional e alterações necessárias aos planos de carreira. Secretários Municipais de Educação lotaram auditório na sede do MP Palestra abordou aspectos legais para qualificar a educação

    • Publicações7317
    • Seguidores47
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discussao-sobre-piso-nacional-do-magisterio-lota-auditorio-do-mp/2955713

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)