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29 de Maio de 2024
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    Disque-Servidor realizou mais de 29 mil atendimentos em dois meses

    O Disque-Servidor, serviço gratuito de informação, consulta e agendamento do Governo do Estado, realizou 29.478 atendimentos em julho e agosto deste ano. O número representa um crescimento de 10.737 ligações, se comparado com o mesmo período do ano passado.

    O aumento considerável nas ligações para o Disque-Servidor é atribuído às informações passadas à sociedade referente ao maior concurso público da história de Mato Grosso. “O governador Blairo Maggi assinou a autorização para a realização do concurso público no dia 23 de julho. Desde então, o Disque-Servidor tem tido um papel fundamental em sanar as dúvidas dos candidatos com clareza e agilidade”, afirmou o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.

    De Vitto lembrou que durante os 19 dias em que as inscrições para o concurso estavam abertas, o Disque-Servidor recebeu 5.337 ligações, o que comprova a eficiência do atendimento. “É preciso lembrar que desses 19 dias, tivemos dois sábados e domingos, dias em que o Disque-Servidor não atende. Então, nos 15 dias úteis de inscrições, recebemos uma média de 355 ligações diariamente”.

    As principais dúvidas dos candidatos que irão concorrer a uma das 10.086 vagas ofertadas pelo Poder Executivo Estadual eram sobre os postos de acesso gratuito a internet, cargos e vagas, remuneração, idade máxima para concorrer às vagas, documentos necessários para solicitar a isenção da taxa de inscrição, valor da taxa de inscrição e data de realização das provas. “Apesar da grande demanda, é gratificante poder contribuir com a sociedade passando informações sobre o concurso. Todos que ligavam queriam tirar dúvidas para poder escolher o cargo e a cidade na qual iriam se inscrever”, relatou a supervisora do Disque-Servidor, Rosângela Amorim de Andrade.

    O outro supervisor do Disque, Creilson Fernandes de Lima, salientou que os atendentes são capacitados para passar as informações corretamente para a população. “Eles aprendem que é preciso atender bem, ser claro e objetivo na hora de sanar as dúvidas. É preciso também evitar vícios de linguagem, gerúndio e gírias”, pontuou.

    O investigador da Polícia Civil Adalberto Jorge de Oliveira, ligou para o Disque-Servidor na primeira semana de inscrições para o concurso e foi bem atendido. “Trabalhei como atendente durante seis anos, então sei discernir o bom e o mau atendimento. O atendente do Disque foi educado, claro e objetivo, características fundamentais neste tipo de serviço”.

    Mesmo não conseguindo a informação sobre a data de realização das provas, Oliveira disse ter ficado satisfeito com o atendimento pois o atendente explicou que naquele momento a data ainda não estava definida por ser um concurso com mais de 10 mil vagas ofertadas e por isso, iria atrair um grande número de pessoas. “O atendente disse ainda que a comissão do concurso elaborou um cronograma, mas que poderia haver mudanças, o que realmente aconteceu com a prorrogação do prazo de inscrição”.

    Disposto a concorrer a uma das mil vagas ofertadas para soldado da Polícia Militar, o morador de Lucas do Rio Verde, Paulo Juarez da Silva Mertz, entrou em contato com o Disque-Servidor quatro vezes e teve as suas dúvidas esclarecidas. “Fiquei sabendo do serviço por meio de uma reportagem sobre o concurso que passou na TV e eles passaram o telefone do Disque”.

    Ele elogiou o serviço implantado pelo Governo, pois evita que as pessoas se desloquem até a SAD para obter informações do concurso. “Muitas pessoas não tem condições de ir à secretaria ou ligar em um telefone convencional. O serviço gratuito oferece comodidade à sociedade”.

    NÚMEROS - Os 29.478 atendimentos de julho e agosto deste ano representam uma média diária de 669 ligações, em 44 dias trabalhados. No mesmo período de 2008, 18.741 pessoas ligaram para o Disque, com 425 atendimentos diários, em 44 dias trabalhados.

    OUTROS SERVIÇOS - Além de atendimentos referentes ao concurso público, o Disque-Servidor oferece informações sobre agendamento de consultas e exames na Perícia Médica, abono de permanência, aposentadoria, certidão de crédito, certidão de tempo de serviço, licença prêmio, pensão, holerite e Cédula C. “Se um servidor quiser saber quais os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria, ele pode ligar para o Disque, que vai passar os procedimentos que ele deve tomar. Tudo isso com muita comodidade”, afirmou Rosângela.

    ATENDENTES - O serviço gratuito conta com dois supervisores e 16 atendentes, oito trabalham no período matutino e oito no vespertino.

    CONTATO - Os servidores públicos e a população em geral podem entrar em contato com o Disque-Servidor de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800-647-3633.

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