Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dissídio coletivo aguarda julgamento

    Os sindicatos dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM) e o das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) aguardam na Justiça o julgamento do dissídio coletivo. Mesmo com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), em audiência no último dia 11, as partes não chegaram a um acordo. A principal divergência diz respeito ao pagamento do adicional de insalubridade aos motoristas e cobradores.

    Durante a audiência, representantes do Sinetram alegaram a necessidade de realização de um estudo técnico que comprove a conveniência do pagamento de adicional de insalubridade, porém os representantes do Sindicato não aceitaram a proposta. Segundo o presidente do STTRM, Givancir de Oliveira, não existe essa necessidade pois é uma unanimidade nas decisões do Tribunal Superior do Trabalho que há insalubridade, o Sinetram quer fazer o estudo para driblar a Lei, denunciou.

    Segundo a procuradora-chefe do MPT no Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, quando se frustra um acordo, amplia-se de maneira significativa a probabilidade da ocorrência de greve, seja ela legal ou ilegal. O que está em jogo não é só o direito dos trabalhadores, mas os interesses de toda a sociedade manauara de ter o direito fundamental de ir e vir. Além de todo o prejuízo econômico e social que uma greve repercute não só aos usuários do sistema de transporte coletivo, mas no comércio, indústria, entre outros, ponderou.

    Alzira Costa acrescentou ainda sobre o sentimento de frustração por tantas tentativas em que não houve um consenso. O que se espera na Justiça do Trabalho é que valha o princípio da conciliação a qualquer tempo e o que se vê são entraves de ambas as partes, finalizou.

    • Publicações30288
    • Seguidores632689
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dissidio-coletivo-aguarda-julgamento/123991991

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)