Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Distribuição de integrantes das comissões da Câmara poderá ter novas regras

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    Tramita na Câmara o Projeto de Resolução 187/13, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que altera as regras para distribuição de membros nas comissões permantentes da Câmara. Pela proposta, as comissões com 40 ou mais integrantes devem valer como duas na distribuição do número de colegiados que cada partido ou bloco partidário tem direito a presidir.

    O projeto inclui essa nova regra no Regimento Interno da Câmara (aprovado pela Resolução da Câmara 17/89). Pelo projeto, apenas três comissões seriam contadas como duas, por terem mais de 40 integrantes:

    - de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (42 membros);

    - de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (42 membros); e

    - de Constituição e Justiça e de Cidadania (66 membros).

    A proposta também coloca no regimento a prática usual de definir a presidência de cada comissão na reunião do Colégio de Líderes com a Mesa Diretora.

    O número de membros das comissões permanentes da Câmara é definido anualmente por Ato da Mesa Diretora e está regulamentado, atualmente, pelo Ato da Mesa 87/13.

    Proporcionalidade partidária

    A divisão dos deputados em cada colegiado é feita a partir do princípio da proporcionalidade partidária, para assegurar a representação proporcional de todos os partidos nas comissões. Na escolha das presidências, os grandes partidos têm direito a presidir a maioria das comissões, pois possuem mais parlamentares na Câmara.

    Segundo o Mendonça Júnior, o critério atual deixa de fora os partidos menores, alijando as minorias de qualquer possibilidade real de fazer valer sua vontade no Congresso. Com a nova regra, o autor espera que sobrem mais comissões para os partidos menores tentarem chegar à presidência democratizando o poder dentro da Casa do Povo.

    Tramitação

    A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pela Mesa Diretora. Depois, seguirá para o Plenário.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distribuicao-de-integrantes-das-comissoes-da-camara-podera-ter-novas-regras/112388717

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)