Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

Doação de órgãos

Entenda melhor

Publicado por Carllota Botta
há 5 anos

Vamos falar sobre doação de órgãos

Tramita no Congresso, desde julho desse ano, um projeto de lei que coloca a doação de órgãos e tecidos como sendo de CONSENTIMENTO PRESUMIDO.

Como assim?? Caso a pessoa maior de 16 anos não se manifeste contrária a doação, ela é considerada doadora até que se prove o contrário.

Hoje não é preciso ter nenhum documento afirmando o seu desejo de doar órgãos, bastando que a família autorize a doação. Mas, infelizmente, 47% das famílias se recusam a doar órgãos dos seus parentes por falta de conhecimento sobre o assunto e por nunca terem conversado sobre o tema.

É comum a confusão entre a morte encefálica, que permite a doação, e um estado de coma. Mas os especialistas afirmam que não há motivo para confusão, pois o coma é um estado reversível, já a morte cerebral não.

Apesar de ser um assunto delicado, é preciso falar com a família sobre o seu desejo de doar, pois a doação de órgãos pode salvar muitas vidas.

Fonte: Agência Senado

  • Sobre o autorEntusiasta e sempre estudiosa do Direito
  • Publicações2
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doacao-de-orgaos/785676027

Informações relacionadas

Mayara Tiberio, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Doação de Órgãos e transplante: a interpretação jurídica da lista de espera à luz dos princípios da bioética

Daniel Pollarini Marques de Souza, Advogado
Artigoshá 8 anos

A ética nos transplantes de órgãos e tecidos humanos e a questão dos recém-nascidos anencéfalos como doadores de órgãos e tecidos humanos

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

O que consiste o direito ao esquecimento?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)