Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dois caminhões com madeira apreendidos - Jornal do Commercio (Cidades)

    FISCALIZAÇÃO Durante ação no Sertão do Araripe, fiscais da CPRH constataram a extração e o transporte irregular de lenha entre os municípios de Trindade e Ipubi

    A fim de fortalecer seu trabalho de fiscalização - que conta com apenas oito pessoas - a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) montou uma equipe multidisciplinar que está atuando junto aos fiscais do órgão. O grupo realizou uma varredura no Sertão do Araripe, entre os dias 24 e 28 de março, que resultou na apreensão de dois veículos e 30 metros de lenha nativa, aplicação de multas e identificação de área desmatada.

    O diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade, Paulo Ferreira, explica que o órgão trabalha com serviço de inteligência e tinha informação sobre extração e transporte irregular de lenha (principal matriz energética do pólo gesseiro) entre os municípios de Trindade e Ipubi. "Portanto, já fomos sabendo do problema", ressalta.

    Dois caminhões foram apreendidos na rodovia PE 576 por apresentar o Documento de Origem Florestal (DOF) irregular. Os fiscais recolheram a lenha retirada irregularmente em cumprimento à legislação ambiental e lavraram as multas previstas na Lei Estadual 14.249/10. "A lenha será doada a instituições como a Cipoma (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente)", informa o diretor.

    No município de Serra Talhada, os fiscais constataram o desmatamento de 15 hectares, onde possivelmente seria estruturado um loteamento. A equipe técnica registrou o perímetro da área desmatada, fez análise de algumas das espécies existentes no local e está encaminhando um relatório ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

    Durante o período, foram vistoriados cerca de 30 caminhões, a maioria do Piauí e com o DOF regular. A equipe ainda fez trabalhos de conscientização ambiental voltado aos condutores e proprietários de empreendimentos que utilizam lenha na região.

    "O grupo multidisciplinar nos permite trabalhar em várias frentes. A educação é uma delas. Muitos agem de forma indevida por desconhecimento da forma correta" , observa Ferreira. "Também podemos verificar outras questões, como a poluição ambiental, gerada por matadouros e tinturarias, e a retirada de areia de rios. Facilita muito".

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dois-caminhoes-com-madeira-apreendidos-jornal-do-commercio-cidades/115391141

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)