Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dois novos desembargadores tomam posse no TJSP

    há 9 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo empossou hoje (26) dois novos desembargadores pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Advogado: Eduardo Azuma Nishi e José Carlos Costa Netto. Foram preenchidas as vagas dos desembargadores José Luís Palma Bisson e Alberto Viegas Mariz de Oliveira, respectivamente. A cerimônia solene aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP.

    O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, conduziu a solenidade acompanhado pelo vice-presidente, desembargador Eros Piceli; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; e pelos presidentes das Seções, desembargadores Artur Marques da Silva Filho (Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Direito Criminal).

    O desembargador Roberto Mac Cracken foi o orador em nome da Corte. Destacou a sólida formação jurídica e a vasta experiência na advocacia dos novos integrantes do Tribunal. “Os nobres desembargadores estão plenamente habilitados e preparados para seu novo desafio de vida. São pessoas que têm o melhor nome na advocacia e, com certeza, terão na Magistratura.”

    Em seguida, a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ivete Senise Ferreira, falou em nome da Advocacia. Afirmou que a inserção de novos magistrados na Corte paulista, pelo Quinto Constitucional, significa avanço na pluralidade e heterogeneidade de sua composição. “Os novos desembargadores haverão de honrar a nova missão que lhes é confiada.”

    Os empossados agradeceram, emocionados, a todos os que ajudaram em suas trajetórias. “Tenho perfeita noção da relevância do trabalho a ser desenvolvido neste Tribunal e farei o melhor para o cumprimento satisfatório da honrosa missão que me foi destinada”, afirmou Eduardo Azuma Nishi. “Há 30 anos, compus a canção ‘Verde’ em parceria com Eduardo Godin. Peço licença para retomar a canção: Quis esse sonhador, aprendiz de tanto suor, ser feliz, num gesto de amor, mau país acendeu a cor. Verde, as matas no olhar. Verde perto, ver de novo um lugar. Ver adiante, sede de navegar. Verdejantes tempos, mudanças dos ventos no meu coração! Assim, 30 anos depois, agradeço a todos, a esta altura da minha vida, a oportunidade de recomeçar”, concluiu José Carlos Costa Netto.

    Ao encerrar a solenidade, o presidente Nalini lembrou que os desembargadores chegam recomendados por sua competência. “O Tribunal ganhou hoje dois homens bons. É importante que cheguem com o propósito de nos auxiliar a oferecer à população uma Justiça célere e de qualidade.”

    Também prestigiaram a cerimônia o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representando o governador; o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito de São Paulo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez; o deputado federal Walter Ihoshi; os ministros aposentados do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Carlos Fernando Mathias de Souza e Massami Uyeda; o procurador Nelson Gonzaga de Oliveira, representando o procurador-geral de Justiça; o 4º vice-presidente e decano da Assembleia Legislativa, Antonio Salim Curiati; o subprocurador-geral da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; a defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de 2ª Instância e Tribunais Superiores, Stéfanie Kornreich, representando o defensor público-geral; o vereador Mário Covas Neto; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados – Apamagis, desembargador Luís Fernando Nishi, representando o presidente; o membro do Conselho Consultivo e de Programas da Escola Paulista da Magistratura – EPM, desembargador Antonio Carlos Villen, representando o diretor; o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando a Academia Paulista de Magistrados; o diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo, Marco Antonio Fanucchi, representando o presidente; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito dos Magistrados de São Paulo – Magiscred, Heraldo de Oliveira Silva; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a esposa do desembargador Eduardo Azuma Nishi, Daniela do Valle Diniz, e os filhos Camila Otani Nishi, Tatiana Otani Nishi e João Antonio Suriani Nishi; a esposa do desembargador José Carlos Costa Netto, Tatiana Bória Librelato, e os filhos Débora Lefeure Costa Netto e Guilherme Lefeure Costa Netto, familiares, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores e convidados.

    Trajetórias

    Eduardo Azuma Nishi – natural de São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1983. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem pós-graduação MBA pela Business School São Paulo. Atuou na área do Direito Empresarial. Nomeado pelo 5º Constitucional – Classe Advogado, por decreto do governador, em 28 de maio deste ano.

    José Carlos Costa Netto – natural de São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma de 1976. É mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo – USP. Atuou na área do Direito Civil. Nomeado pelo 5º Constitucional – Classe Advogado, por decreto do governador, em 28 de maio deste ano.

    Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3705
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4649
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dois-novos-desembargadores-tomam-posse-no-tjsp/202427994

    Informações relacionadas

    Associação Paulista de Magistrados
    Notíciashá 14 anos

    Sérgio Seiji Shimura é o novo Desembargador do TJ-SP

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 10 anos

    TJSP empossa advogados no cargo de desembargador

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 10 anos

    Advogados tomam posse como desembargadores do TJSP

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 12 anos

    Judiciário paulista recebe dois novos desembargadores

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 14 anos

    Sandra Maria Galhardo Esteves é a nova desembargadora do TJ-SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)