Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DOIS NOVOS DESEMBARGADORES TOMAM POSSE PERANTE ÓRGÃO ESPECIAL

    Magistrados, servidores, advogados, amigos e familiares lotaram o Plenário Délio Maranhão, no fim da tarde desta segunda-feira (19/11), para acompanhar a sessão solene de ratificação do compromisso e posse de dois novos desembargadores – José Antonio Piton e Bruno Losada Albuquerque Lopes.

    Os juízes do Trabalho foram promovidos pelo critério de antiguidade através de decreto da Presidência da República publicado em 9/11 e tomaram posse administrativa junto ao TRT/RJ na mesma data, tendo agora a posse ratificada pelo Órgão Especial do Tribunal.

    Os desembargadores assinam o termo de posse e são condecorados pela presidente do TRT/RJ

    A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ, abriu a sessão convidando os desembargadores Rosana Salim Villela Travesedo e Antonio Carlos de Azevedo Rodrigues para conduzirem o juiz José Antonio Piton à bancada, assim como os desembargadores Nelson Tomaz Braga e Márcia Leite Nery para conduzirem o juiz Bruno Losada Albuquerque Lopes ao seu assento. Depois da leitura da certidão, os magistrados assinaram o termo de ratificação de posse e foram declarados empossados pela presidente, que os condecorou com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz.

    Em seguida, os novos membros da Corte foram saudados pelos desembargadores Fernando Antonio Zorzenon da Silva e Gustavo Tadeu Alkmim em nome de todos os desembargadores. Eles também receberam os cumprimentos e desejos de boa sorte na nova jornada da procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Tereza Cristina D`Almeida Basteiro, e da juíza Áurea Regina de Souza Sampaio, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região.

    Os novos membros da Corte recebem os cumprimentos

    EMOÇÃO E AGRADECIMENTOS

    O discurso dos empossados foi marcado pela emoção e pelos agradecimentos a todos os que fizeram parte de suas histórias e, de certa forma, os ajudaram em suas carreiras. O desembargador José Antonio Piton, além de agradecer aos seus familiares e amigos, agradeceu também aos servidores com quem trabalhou desde o início de sua carreira, e afirmou que com a ajuda de todos os servidores pretende continuar materializando a Justiça, “último baluarte dos trabalhadores brasileiros”. “A Justiça lenta é manifesto de injustiça. Esperamos que o processo judicial eletrônico venha melhorar essa situação”, afirmou o novo desembargador que, há pouco tempo atuando na 2ª instância, já está tendo contato direto com o novo sistema, que representa a futura realidade da Justiça do Trabalho.

    O desembargador Bruno Losada Albuquerque Lopes também agradeceu a todos os que colaboraram com sua trajetória, afirmando que “não se consegue muito quando a jornada é cumprida isoladamente”. Ele destacou seu sentimento de realização ao seguir a carreira de magistrado do Trabalho e atuar no ramo do Direito que, em sua opinião, tem o caráter mais humanista, e também fez questão de registrar os agradecimentos aos advogados e servidores que ajudaram a fazer de todas as Varas por onde passou extensões de sua casa.

    Os novos desembargadores ao final da cerimônia, e o público no Plenário Délio Maranhão

    Além de magistrados do Tribunal e outras autoridades, prestigiaram também a solenidade os desembargadores Doris Castro Neves, presidente do Tribunal no biênio 2007/2009, e Aloysio Santos, presidente do Tribunal no biênio 2009/2011; José Luís Campos Xavier, presidente da ACAT; o advogado José Carlos Vieira, presidente da Subseção da OAB em Nilópolis; e o procurador-geral do município de Nilópolis, José Carlos Viriato de Medeiros, representando o prefeito.

    SOBRE OS NOVOS DESEMBARGADORES

    Paulistano de São José do Rio Preto, o desembargador José Antonio Piton graduou-se em Direito em 1983 pela Universidade Cândido Mendes, tendo ainda concluído os cursos superiores de Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica, em 1975, e Filosofia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1976, além de ter cursado essas disciplinas na Espanha, de 1969 a 1972. Mais recentemente, cursou pós-graduação em Administração Judiciária na Fundação Getúlio Vargas, em 2009.

    Em sua carreira profissional, já atuou como professor de filosofia, psicologia e sociologia; como jornalista revisor do Jornal O Globo; como fiscal de tributos do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA); e como oficial de justiça do TJ/RJ, cargo exercido de 1984 a 1993. Exerceu o sacerdócio por dois anos no Rio de Janeiro, inclusive como coadjutor na Catedral da Antiga Sé – Centro, RJ. Sua carreira como juiz do Trabalho Substituto teve início em 1993, e em 1997 foi promovido a juiz do Trabalho Titular, assumindo a 33ª Junta de Conciliação e Julgamento. Atuou ainda na 7ª VT/RJ, na 70ª VT/RJ e na Vara Única do Trabalho de Nilópolis, entre outras. Ao ser promovido para o cargo de desembargador, atuava como juiz convocado na segunda instância do TRT/RJ.

    Já o desembargador Bruno Losada Albuquerque Lopes , natural do Rio de Janeiro, teve como primeira formação a de engenheiro civil, graduado pela Pontifícia Universidade Católica em 1985. A graduação em Direito veio em 1990, pelas Faculdades Integradas Cândido Mendes, seguida de conclusão de curso na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – Emerj, em 1993. Também cursou doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad del Museo Social Argentino, em convênio com a Universidade Estácio de Sá.

    Sua carreira profissional foi marcada pela atuação como funcionário do Banco do Brasil, de 1981 a 1993, ano em que tomou posse como juiz do Trabalho Substituto. Já em 1994, foi promovido a juiz Titular, tendo atuado nas 6ª, 45ª, 61ª e 80ª Varas do Trabalho do Rio de Janeiro. Fez ainda diversos cursos de aperfeiçoamento, proferiu inúmeras palestras e participou de várias bancas examinadoras de concursos públicos para juiz do Trabalho.

    • Publicações2962
    • Seguidores631294
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações587
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dois-novos-desembargadores-tomam-posse-perante-orgao-especial/100191905

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)