Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Elizeu Mattos deixa a liderança de Governo

    Em entrevista a uma emissora de rádio de Lages, na manhã desta sexta-feira (16), o deputado Mattos (PMDB) confirmou sua saída da liderança do Governo na Assembleia. Com isso, terá mais tempo para trabalhar sua pré-candidatura a prefeito

    Depois de três anos e meio exercendo a função em três governos de partidos diferentes - Luiz Henrique (PMDB), Leonel Pavan (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD) -, fato inédito na história parlamentar catarinense, Elizeu Mattos, que nunca sofreu uma derrota em plenário quanto ao encaminhamento de projetos, conversou com o governador na quinta-feira (15) e entregou a liderança. A princípio ficaria até junho, a pedido de Raimundo Colombo, mas a necessidade de encaminhar sua pré-candidatura à prefeitura de Lages passa a exigir mais tempo e dedicação. Ele responderá pela liderança até a semana que vem quando o governador anunciará quem o substituirá. “Mas já me considero não-líder ”, frisou.

    Além dessa função, que não é remunerada, e das cinco comissões que integra na Assembleia, Elizeu Mattos responde ainda pela vice-presidência da União de Parlamentares do Mercosul (UPM). “Estou pensando também em me liberar da Comissão de Constituição e Justiça, na Assembleia, se não daqui a pouco não conseguirei dar andamento à minha pré-candidatura”, explicou. “É muita coisa junto. Eu estava dando conta de todo o trabalho, mas agora tenho um projeto focado para a cidade de Lages”, esclareceu.

    A liderança de Governo, na avaliação de Elizeu Mattos, é uma das funções mais importantes, sendo o elo entre os poderes Executivo e Legislativo, exigindo do deputado ser o primeiro a chegar e o último a sair da Assembleia, fazer a costura política para o bom andamento e entendimento de todos os trabalhos e partidos com o Palácio Santa Catarina. Logo, a carga de compromissos triplica, segundo ele. Perguntado se ele passa a ser oposição a Raimundo Colombo, deixou claro que o projeto político é para Lages e que o PMDB, no Estado, é governo.

    Deputado espera que vândalos sejam encontrados

    O deputado Elizeu Mattos esteve reunido com o bispo diocesano de Lages, dom Irineu Andreasa, para tratar de assuntos referentes à barragem da Usina Garibaldi. Ele pediu que o bispo seja um dos intermediadores das negociações entre os atingidos e a direção da Rio Canoas/Energia. Quanto aos atos de vandalismo que vem sendo registrados no canteiro de obras da hidrelétrica, atribuídos (sem provas) a moradores de Abdon Batista e outras cidades da região, pediu que a polícia continue investigando para chegar aos culpados, mas acredita que não são serranos os responsáveis. “Eu conheço aquelas pessoas. São colonos pacíficos. Tenho certeza de que essas ações não são de gente de Abdon Batista”, comentou.

    Um dos casos mais significativos foi o incêndio provocado no canteiro de obras há alguns dias. Elizeu Mattos destacou que há toneladas de explosivos armazenados nos galpões e que o ato poderia provocar uma tragédia inimaginável. “Sou parceiro para buscar um encaminhamento que agrade a todos, mas não compactuo com agressões, com atos dessa natureza. Quem fez terá de pagar. Eu defendo a democracia, mas não a violência. E se alguém disser que sou contra os atingidos pela barragem estará mentindo. E tem gente mentindo falando que eu disse que era contra os atingidos”, informou.

    Foi por iniciativa do deputado que tiveram início as conversações mais próximas entre proprietários de terras que serão invadidas pelas águas e a construtora da usina objetivando chegar a um consenso e colocar um fim às divergências. Serão atingidas em torno de 500 famílias de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Cerro negro, Campo Belo do Sul, Vargem e São José do Cerrito. Nos encontros entre as duas partes Elizeu Mattos sempre expôs seu ponto de vista: “Não se pode brincar com as pessoas. Quem mora nestas terras há tanto tempo não pode passar por todo esse estresse. São pessoas que terão de deixar suas casas, mudar a escola dos filhos, reescreverem suas histórias. Não podem ser tratadas com descaso”.

    (Fotos: Nilton Wolff)

    Assessoria de Imprensa

    Gabinete do Deputado Elizeu Mattos

    Liderança do Governo

    (49) 9918-7713 / 3224-5422 - (48) 3221-2705

    www.elizeumattos.com.br

    http://twitter.com/e_mattos

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002041878924

    http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003020067090

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-elizeu-mattos-deixa-a-lideranca-de-governo/3056830

    Informações relacionadas

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Notíciashá 9 anos

    Maju e o racismo nas redes sociais: até quando?

    Dos Gabinetes-Morastoni participa das comemorações dos 2 anos de criação do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)