Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Dos Gabinetes - Nova reunião busca solução para pesca da tainha com caniço

    Na última sexta-feira (25), mais uma reunião entre diversos órgãos públicos buscou soluções para os impasses envolvendo a pesca da tainha com caniço, prática histórica que ocorre no rio Araranguá. A Justiça Federal convocou representantes da Associação de Pescadores Profissionais e Amadores de Caniço do Rio Araranguá (APPA), da Comissão de Pesca e Aqüicultura (CPA) da Alesc, do Ibama, do governo estadual, da Prefeitura Municipal de Araranguá e do Ministério Público.

    A APPA luta pela regularização da prática há cerca de três anos. O impasse para o licenciamento ocorre pelo fato do Ibama questionar o impacto ambiental das balsas utilizadas na pesca, que ficam próximas da mata ciliar e dentro da água do rio. Durante o período em que a questão está sendo discutida, o Ministério Público Federal pediu a suspensão da atividade.

    Na audiência, o deputado Manoel Mota (PMDB) e o secretário da CPA, Romeu Daros, representando o presidente da Comissão, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), questionaram a posição do Ministério Público. Segundo eles, não foram levados em conta o impacto social, cultural e turístico que o fim da atividade irá gerar. “A pesca de tainha com caniço no rio Araranguá é secular, está inserida na cultura do povo de Araranguá e região. Antigamente a atividade era feita nas margens do rio, o que danificava a mata ciliar. A alternativa das balsas foi uma iniciativa da própria sociedade, com apoio da prefeitura, que trouxe melhorias para a situação. Temos que avançar e não retornar a condição anterior de completo desordenamento”, avaliou o secretário Romeu Daros.

    O Juiz Federal Marcelo Cardozo da Silva lavrou um acordo entre as partes que prevê prazo até o dia 25 de março de 2012 para que a APPA apresente ao IBAMA um projeto e estudos ambientais para regularizar a atividade. Ao final deste prazo a APPA, se necessário, poderá retirar do rio Araranguá as 348 balsas de seus associados.

    No documento assinado pelas partes envolvidas, o Ibama se comprometeu a dar agilidade à análise e desenvolvimento do procedimento de licença ambiental da atividade.

    Texto Juliana Claudio

    Cássio Turra

    Assessoria de Imprensa

    Mandato Popular

    Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)

    (48) 3221-2726

    (48) 9947-2049

    www.padrepedro.com.br

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-gabinetes-nova-reuniao-busca-solucao-para-pesca-da-tainha-com-canico/2945670

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)