Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Doutor Valdir alerta sobre problemas causados por doenças respiratórias

    Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, o deputado Doutor Valdir Bastos (PR), que é médico, alerta a população sobre problemas causados por doenças respiratórias, principalmente aos fumantes. Ele ressalta a importância de se fazer exames de espirometria para diagnosticar se o paciente possui alguma doença crônica respiratória.

    Doutor Valdir fez uma avaliação positiva do evento realizado no final de 2009 pelo Dia Mundial da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), em Aparecida de Goiânia. Foram realizados 200 exames de espirometria e todos os pacientes que apresentaram sintomas respiratórios crônicos, detectados através do exame físico e da radiografia de tórax, o teste da espirometria, já estão se tratando nas unidades de saúde do município, salientou o parlamentar.

    Segundo Doutor Valdir, a doença tem alto impacto na qualidade de vida dos portadores. Hoje, no Brasil, o número de doentes é de cerca de 7 milhões. Classificada como a sexta causa de óbito no mundo e a quinta no Brasil, a DPOC está atrás somente de infarto do miocárdio, câncer, acidente vascular cerebral e violência, como acidentes e homicídios. No País, é a doença que apresentou o maior aumento porcentual de mortalidade nos últimos 20 anos, chegando ao índice de crescimento de 301%.

    A DPOC é caracterizada pela associação da inflamação brônquica (bronquite) e da destruição alveolar (enfisema), e pode ser considerada como uma doença sistêmica, uma vez que, além das alterações nos pulmões, o portador pode desenvolver cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, asma, osteoporose, entre outras.

    Além dos prejuízos na qualidade de vida, o paciente sofre com o alto custo do tratamento. Quando a doença progride, é altamente incapacitante. A pessoa acaba dependendo de outras para os cuidados e não tem condição de trabalhar. O impacto socioeconômico é muito grande, porque é uma doença longa e que custa caro, afirma Alberto Cukier, coordenador da Comissão de DPOC da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). O tratamento não é disponibilizado pelo Governo Federal. Apenas alguns Estados, como São Paulo, têm protocolos de atendimento que incluem o tratamento necessário.

    • Publicações52542
    • Seguidores54
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doutor-valdir-alerta-sobre-problemas-causados-por-doencas-respiratorias/2088836

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)