Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPE-TO integra comissão que pretende reformular as práticas do sistema prisional

    há 9 anos

    A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins integra a comissão estadual que irá elaborar a Política Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. A reunião para formação da comissão e debate sobre os desafios do sistema prisional no Tocantins aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

    Na ocasião, foram debatidos pontos como o acesso à educação, saúde, e postos de trabalho nas unidades prisionais do Tocantins, o contexto atual, convívio mães e filhos, necessidade da formulação e construção do Regimento Interno, garantia dos direitos humanos básicos e os desafios de gerir o sistema prisional tocantinense.

    A Defensoria Pública está representada na comissão pela defensora pública Maurina Jácome Santana (titular), coordenadora do Nadep – Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso, e pela defensora pública Vanda Sueli (suplente). Segundo Maurina, a comissão conta com a participação de cerca de 20 instituições, e tem como objetivo a prevenção de todos os tipos de violência contra mulheres em situação de privação de liberdade e a humanização das condições do cumprimento da pena, por meio da atuação conjunta e articulada de diferentes esferas do poder público e parceiros. “O objetivo é garantir o direito à saúde, educação, alimentação, trabalho, segurança, proteção à maternidade e à infância, lazer, esportes, assistência jurídica, atendimento psicossocial e demais direitos humanos para as mulheres encarceradas”, aponta.

    Os apontamentos definidos na Política Estadual serão encaminhados ao Governo Federal com a intenção reformular as práticas do sistema prisional brasileiro, contribuindo para a garantia dos direitos das mulheres. Para isso, será elaborado um planejamento institucional para o cumprimento das estratégias estabelecidas nas políticas nacional e estadual, com o objetivo de melhorar as práticas voltadas às mulheres em situação de privação de liberdade e egressas do sistema prisional.

    Texto: Cinthia Abreu



    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpe-to-integra-comissao-que-pretende-reformular-as-praticas-do-sistema-prisional/216429781

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)