Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPMG, Fundação Pitágoras e Distribuidora Educacional firmam cooperação para atuação na área de Execuções Criminais

    há 4 anos

    A Defensoria Pública de Minas Gerais, a Fundação Pitágoras e a Editora e Distribuidora Educacional S. A. firmaram Termo de Cooperação Técnica para oferecer assistência jurídica integral, judicial e extrajudicial gratuita aos sentenciados do sistema prisional estadual.

    A cooperação foi assinada nesta quarta-feira (11/12) pelo defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, e pela presidente da Fundação Pitágoras, Helena Fares Campos Neiva, na sede da DPMG, em Belo Horizonte.

    Pelo TCT firmado, a instituição de ensino disponibilizará estudantes de Direito do 7º ao 10º período para estagiar na área de execução penal. O estágio prevê o acompanhamento dos processos, sob a supervisão do defensor público responsável, em trâmite no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), assim como em mutirões, atendimentos e visitas institucionais às unidades prisionais. O TCT é válido para todo o estado.

    De acordo com o defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, a Defensoria Pública criou o Núcleo de Execução Penal para ampliar a assistência jurídica a 100% do sistema prisional de Minas Gerais, inclusive nas comarcas onde a Defensoria Pública ainda não está presente. “Esta parceria vai proporcionar uma prestação de melhor qualidade dos nossos serviços para a população carcerária do estado”, completou o defensor-geral.

    Para a presidente da Fundação Pitágoras, Helena Fares Campos Neiva, a aliança entre a academia e a Defensoria Pública é uma via de mão dupla de aprendizagem e crescimento. “Quando envolvemos os alunos e possibilitamos que eles exerçam esta empatia com o próximo, possibilitamos que saiam da faculdade com uma outra mentalidade e a consciência de uma sociedade mais igualitária e justa. Só vamos avançar se trabalharmos juntos”, afirmou.

    A subdefensora pública-geral, Luciana Leão Lara Luce, reforçou que a data simboliza um momento importante para os assistidos da área de Execução Penal da DPMG. “A assinatura deste TCT sela uma parceria em prol da melhoria dos nossos serviços, não só para a população prisional, mas como para seus familiares que também precisam da nossa ajuda, no nosso olhar e acolhimento”, ressaltou.

    “A celebração deste termo é o início de um projeto que esperamos tenha bons frutos, mesmo diante da crise financeira pela qual o Estado atravessa. Além do que, para os estudantes será um ganho muito grande em sua formação, pois vão adquirir uma experiência humanística, uma vez que lidarão com pessoas extremamente vulnerabilizadas”, disse o coordenador da área Criminal da Capital, Fernando Camargos.

    Presenças

    Para a assinatura do TCT estiveram presentes também os assessores institucionais da DPMG, Emília Eunilce Alcaraz Castilho e João Paulo Torres Dias; a coordenadora de Projetos e Convênios, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; e os defensores em atuação na área Criminal, Bruno Braga Lima e Bruno César Canola.

    Também participaram os coordenadores do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, Gustavo de Lima Arouca (unidade Antônio Carlos), Jorge Márcio de Souza Júnior (unidade Afonso Pena), Leonardo Henrique Medrado Suarez (unidade Barreiro), Patrícia Sekhon (unidade Betim), Leônidas Meireles Mansur Muniz de Oliveira (Cidade Acadêmica), Wallace Fabrício Paiva Souza (unidade Contagem), Marcos Paulo Andrade Bianchine (unidade Ribeirão das Neves) e Ana Maria Alves Rodrigues (unidade Venda Nova); a vice-presidente da Fundação Pitágoras, Tânia Mara Nogueira, Claudinei Semião da Silva, da Fundação Pitágoras; Rosilene Gomes da Silva Giacomin e Ana Carolina Pillati, da Kroton Educacional; e Marcelo Costa.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpmg-fundacao-pitagoras-e-distribuidora-educacional-firmam-cooperacao-para-atuacao-na-area-de-execucoes-criminais/791811599

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçaano passado

    Documentos diversos - TJCE - Ação Inventário e Partilha - Inventário - contra Ministério Público do Estado do Ceará e Vara Única da Comarca de Marco-Ce

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)