Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPMG inaugura instalações em Alfenas

    há 9 anos

    A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou no dia 13/08 (quinta-feira), novas instalações da Instituição em Alfenas. A unidade é a quarta inaugurada no Estado neste ano e dá continuidade à política institucional da administração da DPMG de ocupação de unidades custeadas com recursos próprios, possibilitando o exercício de sua autonomia e melhorias para os assistidos e defensores públicos.

    A solenidade foi presidida pela defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada da assessora institucional da Defensoria-Geral, Diana de Lima Prata Camargos; da coordenadora da Regional Circuito das Águas, Diléa Maria Machado Reis Teixeira; do coordenador da DPMG em Alfenas, Geraldo Lopes Pereira; dos defensores em atuação em Alfenas, Lílian de Almeida Magalhães Cruz, Gustavo Corgosinho Alves de Meira e Renato Faloni de Andrade.

    Contou ainda com a presença de defensores públicos das comarcas de Varginha: Márcio Salgado (coordenador), Thaís Vani Bemfica, Priscila Angélica do Nascimento, Eline Viviane Marcelo Loesch e Rodrigo Murad do Prado; de Guaxupé: Leonardo César Mateus (coordenador) e Frederico Baía Pereira; de Areado, Marcelo Vasconcelos de Souza; e de São Lourenço, Roger Vieira Feichas; do presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Eduardo Cyrino Generoso; do defensor público aposentado e diretor de Inativos da Adep-MG, Rubens Luís Borges; e de servidores e estagiários da unidade em Alfenas.

    Após a execução do Hino Nacional, a defensora-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada dos coordenadores Diléa Teixeira (regional) e Geraldo Lopes Pereira (local), dos defensores públicos em Alfenas, Lílian Magalhães Cruz e Gustavo Corgosinho, e ainda pelo presidente da Câmara Municipal, Enéias Ferreira de Rezende; e pelo procurador-chefe do Município, Adauto de Oliveira, descerraram a placa inaugurativa.

    Compromisso

    Em seu discurso, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, reafirmou o compromisso de uma gestão democrática e transparente. “Nas visitas pelo interior, ouvi atentamente cada defensor público. Todos foram uníssonos em afirmar a importância de uma sede custeada com recursos próprios”, disse.

    Christiane Malard lembrou os avanços da instituição em seu primeiro ano de gestão, com a inauguração de novas instalações em Contagem, Uberaba e São Lourenço. “É muito importante a valorização e o investimento de recursos nas unidades do interior”, ressaltou.

    Sobre a inauguração da unidade em Alfenas, a DPG demonstrou satisfação no cumprimento de mais um objetivo da administração superior, em oferecer um espaço confortável, acessível e amplo, tanto para defensores públicos quanto para os assistidos. Ao final de sua fala, agradeceu o empenho dos defensores públicos da comarca e regional, servidores públicos e as entidades parceiras.

    Assista na íntegra o discurso da DPG.

    Parcerias

    O coordenador local da DPMG em Alfenas, Geraldo Lopes Pereira, em seu discurso, destacou as parcerias da Instituição com o judiciário na cessão de salas e com o executivo local, que disponibiliza móveis, equipamentos, estagiários e servidores.

    Ao final, agradeceu aos esforços da Defensoria-Geral na concretização do pleito por instalações adequadas para o trabalho da Instituição. “O atendimento dessas reivindicações já está rendendo frutos, pois trouxe maior dignidade e privacidade ao nosso serviço”, completou Geraldo Lopes Pereira.

    Após um breve resumo sobre as funções institucionais da Defensoria Pública e sobre a divisão estrutural da instituição em Minas Gerais e na região, a coordenadora da Regional Circuito das Águas, Diléa Maria Machado Reis Teixeira, falou sobre os desafios na busca por uma Defensoria mais forte e estruturada. “É necessária a coesão de todos envolvidos na busca de uma instituição que atenda ao cidadão de forma humana e qualificada, pois nada se constrói sozinho”, finalizou.

    Presentes ainda as seguintes autoridades: procurador-geral de Alfenas, Adauto de Oliveira, representando o prefeito Maurílio Peloso; o vereador Antônio Carlos da Silva; a diretora do Foro, juíza de Direito Andreia Lopes de Freitas; a juíza titular da Vara de Família, Adriane Freire Dinis Garcia; o promotor de Justiça, Fernando Ribeiro Magalhães Cruz; o superintendente municipal de Cultura, Ney Lima; o comandante da 18ª Cia Independente de Polícia Militar, ten. cel. Josué Emerick; o comandante do 1º Pelotão da PMMG, cap. João Elísio de Souza Júnior; o delegado-regional da PCMG, Celso Ávila Prado; o comandante da 5ª Cia e 9º Batalhão de Bombeiros Militar, ten. Gilney Ferreira Oliveira; e o diretor do Presídio de Alfenas, José Roberto dos Reis Fernandes.

    Após a solenidade de inauguração das instalações da Defensoria Pública em Alfenas, a defensora-geral participou do “3º Encontro Regional da Adep-MG”.

    O encontro foi realizado no auditório da Unifenas, com a participação de defensores públicos e estudantes de Direito. Os defensores públicos Roger Vieira Feichas, da comarca de São Lourenço, e Rodrigo Murad do Prado, de Varginha, proferiram as palestras “O papel do defensor público na desconstrução dos novos direitos” e “Fundamentos criminológicos do Direito Penal mínimo”, respectivamente.

    Encontro com defensores

    A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada da assessora institucional Diana de Lima Prata Camargos, se reuniu com os defensores da comarca de Varginha: Márcio Salgado (coordenador), Diléa Teixeira, Priscila Angélica do Nascimento, Rodrigo Murad do Prado, Wener Trindade, Thaís Vani Bemfica e Eline Viviane Marcelo Loesch . O encontro aconteceu também no dia 13 de agosto.

    O encontro, explicou a defensora pública-geral, teve como objetivo fortalecer as relações entre a Defensoria-Geral e as comarcas de todo o Estado e a avaliação “in loco” da realidade de cada uma. Na reunião foram falados assuntos relativos à comarca e ainda, conclusão do VII Concurso, tratativas com o governo estadual para a criação da área meio e remoções.

    Álbum de fotos.

    Leia as matérias veiculadas na mídia:

    Alfenas Hoje http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=10159

    O melhor do Sul de Minas http://omelhordosuldeminas.com/solenidade-de-inauguracao-da-nova-sede-da-defensoria-pública-reune-autoridades-em-alfenas/

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações297
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpmg-inaugura-instalacoes-em-alfenas/222009451

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)