Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU/CE consegue impedir devolução de benefício previdenciário

    há 15 anos

    Fortaleza, 16/11/2009 - A Defensoria Pública da União no Ceará (DPU/CE) obteve liminar junto à 14ª Vara da Justiça Federal, garantindo que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não desconte valores pagos a maior, em razão de erro na concessão de dois benefícios inacumuláveis.

    A assistida A.A.M., viúva de 83 anos, recebia o benefício de amparo assistencial (LOAS), que deveria ter sido substituído pelo de pensão por morte quando do falecimento do marido, em 1999. Ela recebeu os dois benefícios até o ano passado, quando o INSS identificou o erro, suspendeu o pagamento da pensão por morte (mais favorável à assistida) e estipulou descontos mensais para cobrir os valores pagos indevidamente, num total de R$ 19 mil.

    Na ação proposta pela Defensora Pública Federal Carolina Botelho Aguiar, em relação à cobrança dos valores pagos indevidamente, foi invocado o princípio da não-devolução dos alimentos, já que as prestações previdenciárias têm caráter alimentar. A Defensora Pública argumentou ainda o fato de a assistida ter agido de boa-fé, tendo o erro na concessão do benefício sido causado pelo INSS.

    Além da suspensão dos descontos, a decisão da Juíza Federal Auxiliar da 14ª Vara, Cíntia Menezes Brunetta, determinou que fosse restabelecido o benefício de pensão por morte, cessando o benefício assistencial.

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4489
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-ce-consegue-impedir-devolucao-de-beneficio-previdenciario/2006894

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)