Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU discute recomendações ao Brasil sobre direitos humanos

    há 6 anos

    Brasília - A Defensoria Pública da União (DPU) participou, nesta quinta-feira (20), de reunião interministerial sobre recomendações recebidas pelo Estado brasileiro em relação a empresas e direitos humanos, no Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília.

    O objetivo da reunião conduzida pela Secretaria Nacional de Cidadania (SNC) do MDH era coordenar o acompanhamento e o monitoramento das respostas do Brasil às recomendações das Nações Unidas.

    De acordo com Victoriana Leonora Corte Gonzaga, representante da SNC, após o desastre do rompimento da barragem de Mariana sobre o Rio Doce, o Brasil recebeu muitas recomendações a respeito da responsabilidade das empresas e da fiscalização do Estado.

    O defensor público-geral federal em exercício, Jair Soares Junior, apresentou a atuação da DPU aos presentes na reunião e comprometeu-se a apresentar as respostas que cabem à instituição a respeito das recomendações. “A DPU, além de atuar em diversas temáticas das recomendações, como no combate ao trabalho escravo, na defesa dos refugiados e migrantes, na conscientização contra o racismo e a homofobia, vem acompanhando a execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre as empresas Samarco Mineração S.A., Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda, e os órgãos públicos”, afirmou.

    Além disso, Jair Soares ainda destacou a atuação internacional da DPU no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, com a presença de defensores públicos federais atuando na Comissão e na Corte Interamericana de Direitos Humanos, na presidência do Conselho Nacional de Direitos Humanos e na Associação Interamericana de Defensorias Públicas (Aidef), onde a DPU ocupa a subcoordenação-geral, pela primeira vez.

    Participaram da reunião representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Banco Central; da Fundação Nacional do Índio (Funai); Itamaraty; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    MRA/FPM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-discute-recomendacoes-ao-brasil-sobre-direitos-humanos/627967870

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)